Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2014

Último foragido da Lava Jato se entrega "segunda ou terça"
Adarico Negromonte Filho teve prisão decretada pela Justiça Federal do PR. Para advogada, defesa aguarda análise do MP sobre pedido de revogação.
Último foragido da Lava Jato se entrega
Foto: g1.globo.com

A advogada Joyce Roysen, responsável pela defesa de Adarico Negromonte Filho, último foragido da Polícia Federal na Operação Lava Jato, afirmou nesta quinta-feira (20) que o cliente se entregará à PF nas próximas segunda (24) ou terça-feira (25).


Negromonte Filho é irmão do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte (PP-BA) e é considerado foragido pela PF. Ele teve a prisão decretada pela Justiça Federal do Paraná na semana passada, mas ainda não se apresentou. Além dele, era considerado foragido


Fernando Soares, conhecido como "Fernando Baiano" e apontado pelo doleiro Alberto Youssef como operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, que se entregou na última terça (18).


Segundo a advogada, o cliente aguarda decisão do Ministério Público Federal sobre pedido de revogação da prisão movida pelos responsáveis pela defesa.
"Como o prazo vence só na segunda, eu imagino que entre segunda e terça deve haver uma decisão. Independentemente da decisão, o Adarico vai se apresentar. Isso é importante.


Ele sequer foi procurado. A Polícia Federal não cumpriu o mandado de prisão expedido no endereço em que ele mora há 30 anos. [...] Com certeza ele se apresentará entre segunda e terça-feira", afirmou a delegada.


Lava Jato

A operação investiga um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões e provocou desvio de recursos da Petrobras, segundo investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Na primeira fase da operação, deflagrada em março deste ano, foram presos, entre outras pessoas, o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa.


A nova fase da operação policial teve como foco executivos e funcionários de nove grandes empreiteiras que mantêm contratos com a Petrobras que somam R$ 59 bilhões. Parte desses contratos está sob investigação da Receita Federal, do MPF e da Polícia Federal. Ao todo, foram expedidos, nesta sétima etapa, 85 mandados em municípios do Paraná, de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e do Distrito Federal.


Conforme balanço divulgado pela PF, além das 23 prisões, foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão. Também foram expedidos nove mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir à polícia prestar depoimento), mas os policiais conseguiram cumprir seis.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir