Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-11-2014

Brasil sairá "mais forte" de escândalo, afirma Dilma
Presidente voltou a tentar colar a seu governo os méritos do trabalho da PF e do MP. Afirmou que o combate à corrupção "nunca foi tão severo"
Brasil sairá
Foto: veja.abril

Em discurso nesta quinta-feira Conferência Nacional de Educação (Conae), a presidente Dilma Rousseff falou sobre as investigações da Operação Lava Jato da Polícia Federal. Sem citar o esquema do petrolão, repetiu o discurso de campanha, na tentativa de atrair para seu governo os méritos do trabalho da PF e do Ministério Público Federal.


"Falamos a verdade quando destacamos que o combate à corrupção nunca foi tão firme e severo como no meu governo", disse. Segundo ela, esse momento é inédito porque a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e instituições do Estado brasileiro investigam corruptos e corruptores e não há nenhuma pessoa do governo para obstruir a investigação.


"Não tenho e nunca tive tolerância com corruptos e corruptores", disse. Segundo a presidente, o Brasil sairá mais forte ainda desse processo.


Ao lembrar que recebeu um novo mandato do povo brasileiro, Dilma pediu aos conferencistas que deem sugestões e participem para construir um Brasil mais desenvolvido. "Vou continuar coerente com o que penso para o Brasil e para os brasileiros nos últimos 12 anos. O voto que recebi é pela inclusão social, pelo emprego, pela estabilidade política e econômica, mais investimento em infraestrutura e modernização do país e, sobretudo, votos para mais investimento em educação", detalhou.


Conferência – No discurso, a presidente optou por destacar a comemoração do Dia da Consciência Negra, ressaltando a importância da aprovação da lei que estabelece cotas raciais para ingresso na universidade. Segundo a presidente, este "deve ser um dia especial para todos nós" e a lei de cotas é "um passo para uma política afirmativa".


Dilma lembrou ainda que, no Censo de 2010, o país se declarou majoritariamente da raça negra. "Temos de assumir com orgulho", afirmou. "Racismo é crime, mas cotas sociais são um valor fundamental constitutivo da nossa nacionalidade", acrescentou.


A presidente afirmou que também tem grandes perspectivas sobre o resultado da Conae. Segundo ela, as conclusões do encontro devem servir de base para a regulamentação do Plano Nacional de Educação. Para Dilma, as sugestões podem ser o ponto de partida para mudanças curriculares dos ensino fundamental e médio, assim como para construir novos currículos para o ensino superior e para a formação dos professores.


Educação – A presidente lembrou que parte dos recursos da extração do petróleo do pré-sal será destinada à construção de uma educação de qualidade. "A base é a formação do professor e constituição dos salários. Esse é desafio inadiável. O desafio de valorização do professor que não pode estar baseada em frases genéricas", afirmou. Dilma disse que é preciso construir o caminho para que o Brasil, num prazo curto, tenha uma carreira mais clara para o magistério, que implicará em exigência de formação e dedicação dos professores aos estudantes.


Por várias vezes, a presidente também destacou a necessidade do diálogo com a sociedade. "A base da nossa política devia ser diálogo. É fundamental nesse processo ouvir e debater com a sociedade em todas as esferas de poder. Fiz questão de participar dessa conferência porque temos aqui um debate qualificado", disse.


"Eu conto com vocês para continuar construindo um projeto de estado que tenha, na sua base, uma educação consolidada", destacou. Segundo Dilma, a Conferencia Nacional da Educação "é uma vitória da participação popular" e vai dar grandes contribuições para que o País seja "do tamanho dos nossos sonhos".


A presidente reafirmou que a educação a número um das prioridades do modelo de crescimento com inclusão social e o caminho para a redução da desigualdade. A presidente também citou que, a partir de 2015, serão mais de 12 milhões de vagas no Pronatec.

Fonte: veja.abril
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir