Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-11-2014

Chega a Genebra médico cubano que contraiu ebola
Félix Báez era um dos 165 voluntários cubanos atuando em país africano. Médico de 43 anos será primeiro paciente tratado por hospital na Suíça.
Chega a Genebra médico cubano que contraiu ebola
Foto: g1.globo.com

O avião levando o doutor Félix Báez aterrissou no aeroporto de Genebra por volta da meia-noite (21 horas de Brasília), e ele foi imediatamente levado de ambulância, cercado por um comboio de quatro carros, para o hospital onde ficará internado, constatou um fotógrafo da AFP.

O Hospital Universitário de Genebra (HUG) se encarregará do tratamento do primeiro paciente com ebola levado para a Suíça.

Báez, de 43 anos, integra o contingente sanitário cubano formado por 165 pessoas, entre médicos e enfermeiros, destacado a Serra Leoa para ajudar a combater a epidemia mortal. Cuba é um dos países que mais se comprometeu na luta contra o ebola na África, para onde prevê enviar mais pessoal.

O hospital de Genebra tem uma longa experiência no tratamento de febres hemorrágicas similares ao ebola e conta com segurança de primeiro nível, informou à AFP o doutor Jacques André Romand.

"É provável que tenhamos procedimentos mais seguros dos que requer a OMS", disse, expressando a absoluta certeza de que o médico cubano não infectará ninguém durante o período em que permanecer no hospital.

O HUG é um dos dois hospitais suíços onde estão sendo testadas com voluntários vacinas potenciais contra o ebola.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir