Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 22-11-2014

Demolição de mercado em Madureira, no Rio
Bombeiros ainda tentam apagar focos de incêndio. Moradores de casas interditadas resgataram objetos pessoais.
Demolição de mercado em Madureira, no Rio
Foto: g1.globo.com

Bombeiros seguem trabalhando no rescaldo dos focos de incêndio de um supermercado em Madureira que pegou fogo na quinta (20). De acordo com a Defesa Civil, a estrutura do prédio está comprometida e a demolição dos destroços deve começar no sábado (22), como mostrou o RJTV.

Muros e pilastras correm o risco de cair sobre imóveis vizinhos. Nove casas da região precisaram ser interditadas preventivamente. E quatro foram condenadas porque já desabaram ou estão ameaçadas. Na manhã desta sexta (21), ainda havia muita fumaça saindo de dentro do prédio.

Peritos não conseguiram entrar no local por causa das altas temperaturas e dos focos de incêndio que ainda existem. Eles realizaram uma vistoria somente na parte externa do supermercado.

O subsecretário de Defesa Civil, Márcio Motta, destacou a dificuldade da operação. "Não é uma demolição fácil, não é imediata, tem que tomar todo cuidado com o entorno, existem edificações e é preciso trabalhar de uma forma bem sistemática para não colocar mais em risco o que está em volta".

Bombeiros de 13 quartéis foram acionados para o trabalho de controle das chamas, que começaram na manhã de quinta (20). No início da tarde, parte do telhado desabou, mas ninguém ficou ferido.

Moradores retiram pertences de casas
O supermercado informou que está pagando hospedagem e alimentação para as 14 famílias que precisaram sair de casa. E que também contratou seguranças para evitar saques.
A equipe de reportagem do RJTV acompanhou o momento em que a Defesa Civil entrou com alguns moradores nas casas atingidas, onde foi possível os destroços causados pelo desabamento do muro do supermercado.

Carlos Alberto, que tinha saído de casa só com a roupa do corpo, conseguiu resgatar alguns objetos pessoais. "Agora a Defesa Civil liberou para a gente tirar algumas coisas de dentro de casa, menos móveis e objetos grandes. Mas documentos, roupa pessoais e tudo, liberaram a gente para tirar. Já é um alívio".

A assessoria de imprensa do supermercado Assaí afirmou que a empresa vai fornecer auxílio-moradia e refeição aos moradores prejudicados, até quando for necessário, e que aguarda as avaliações e o laudo dos órgãos responsáveis para tomar as medidas cabíveis.
Segundo o centro de operações, a Rua Domingos Lopes continua interditada por tempo indeterminado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir