Categoria Geral  Noticia Atualizada em 22-11-2014

Bovespa fecha em forte alta com expectativa
O Ibovespa subiu 5,02%, a 56.084 pontos, maior alta desde 2011. Bolsa teve o melhor desempenho semanal desde 2009, com alta de 8,3%.
Bovespa fecha em forte alta com expectativa
Foto: g1.globo.com

A Bovespa fechou em alta nesta sexta-feira (21), em meio a expectativas sobre a forma��o da nova equipe econ�mica do governo.

O Ibovespa subiu 5,02%, a 56.084 pontos. Veja a cota��o.
Esta � a maior alta di�ria desde agosto de 2011, segundo dados da Econom�tica.
Perto do hor�rio do fechamento, as a��es da Vale e da Petrobras se destacavam entre as principais altas. A mineradora tinha alta de mais de 7% nos pap�is ordin�rios e de 6% nos preferenciais. J� a petroleira registrava avan�o de mais de 6% nas a��es preferenciais e de 5% nas ordin�rias. Bancos tamb�m subiam, com alta de mais de 4% nos pap�is do Banco do Brasil, 3% nas preferenciais do Bradesco e 2% nas do Ita� Unibanco.Na semana, a bolsa teve alta de 8,33%. Este � o melhor desempenho semanal desde o in�cio de maio de 2009, segundo a ag�ncia Reuters.

No m�s, h� avan�o acumulado de 2,67%. No ano, h� valoriza��o de 8,89%.

O Planalto no entanto adiou o an�ncio dos nomes para a nova equipe econ�mica. Segundo o blog de Cristiana L�bo, decis�o foi de Dilma, que n�o explicou o motivo. A divulga��o era esperada para esta sexta. Joaquim Levy � o mais cotado para a Fazenda, da diretoria da administradora de investimentos Bradesco Asset Management. Tamb�m s�o apontados como poss�veis substitutos de Guido Mantega Alexandre Tombini (atual presidente do BC) e o economista Nelson Barbosa.

Para o Minist�rio da Agricultura, a presidente Dilma Rousseff convidou a senadora K�tia Abreu. Presidente da Confedera��o Nacional da Agricultura (CNA), ela sinalizou positivamente, segundo o Blog do Camarotti. J� para a pasta do Desenvolvimento, Ind�stria e Com�rcio Exterior, o convidado foi o tamb�m senador Armando Monteiro. Ex-presidente da Confedera��o Nacional da Ind�stria (CNI) e candidato derrotado ao governo de Pernambuco pelo PTB, ele aceitou assumir a pasta.
De acordo com operadores ouvidos pela Reuters, as informa��es que v�m circulando de que a presidente Dilma Rousseff estaria considerando nomes do setor financeiro para compor a nova equipe econ�mica est�o sendo interpretadas como "aparentes sinais" de mudan�a, o que � bem visto no mercado.

O diretor da Mirae Asset Securities em S�o Paulo, Pablo Stipanicic Spyer, tamb�m destacou o corte de juros na China como uma influ�ncia positiva para a bolsa neste preg�o. "Isso reduz o custo de empr�stimos naquele pa�s e deve impulsionar a economia, que vem apresentando o pior desempenho em mais de 20 anos", afirmou � Reuters Spyer, citando ainda as sinaliza��es do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, para novos est�mulos.

A China cortou sua taxa b�sica de juros pela primeira vez em mais de dois anos nesta sexta-feira, enquanto Draghi deixou completamente abertas as portas para a��es mais dram�ticas para resgatar a economia da zona do euro.

O d�lar fechou em baixa em rela��o ao real nesta sexta, voltando ao patamar de R$ 2,52. O mercado repercutiu o notici�rio sobre a pr�xima equipe econ�mica, com expectativas de mudan�as na pol�tica econ�mica brasileira. A moeda norte-americana recuou 2,05%, a R$ 2,5216.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir