Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2014

Ex-primeiro-ministro de Portugal volta a ser interrogado

Ex-primeiro-ministro de Portugal volta a ser interrogado
Foto: br.noticias.yahoo.com

O ex-primeiro-ministro de Portugal Jos� S�crates voltou ao tribunal neta segunda-feira para mais questionamentos sobre suspeita de corrup��o, lavagem de dinheiro e fraude fiscal. Ele chegou ao Tribunal Central de Instru��o Criminal, em Lisboa, em um carro de pol�cia depois do terceiro dia na cadeia.

O juiz Carlos Alexandre est� conduzindo uma audi�ncia preliminar em que deve determinar se S�crates deve ser solto ou ser mantido sob cust�dia at� um julgamento definitivo.

S�crates foi detido por inspetores da Autoridade Tribut�ria portuguesa na noite de sexta-feira, ap�s voltar de uma viagem � Paris. Tamb�m foram presos o empres�rio Carlos Santos Silva, o advogado Gon�alo Trindade Ferreira e o motorista Jo�o Perna, no dia anterior. A investiga��o foi batizada de "Opera��o Marqu�s".

De acordo com o jornal portugu�s Di�rio de Not�cias, Jo�o Perna era o respons�vel pelo repasse de verbas entre S�crates e Carlos Santos Silva. Ele est� sendo investigado h� v�rios meses pelo Departamento Central de Investiga��o e A��o Penal. Segundo as investiga��es, Santos atuou como banqueiro particular e "testa de ferro" de S�crates. Os dois se conhecem desde a adolesc�ncia.

O motorista colocou � disposi��o do ex-primeiro-ministro uma conta banc�ria pessoal, pelo qual ele efetuava as transa��es financeiras suspeitas de configurarem lavam de dinheiro, de acordo com o jornal Correio da Manh�. Al�m disso, Perna foi fotografo transportando malas que os investigadores acreditam que continham elevados montantes de dinheiro.

Em comunicado, a Procuradoria-Geral da Rep�blica (PGR) de Portugal informou que o inqu�rito "teve origem numa comunica��o banc�ria" e investiga "opera��es banc�rias, movimentos e transfer�ncias de dinheiro sem justifica��o conhecida e legalmente admiss�vel". O processo est� em segredo de justi�a.

S�crates, de 57 anos, foi primeiro-ministro de 2005 a 2011 pelo Partido Socialista. Durante seu governo a d�vida de Portugal disparou, o que obrigou a pedir ajuda financeira � Uni�o Europeia e ao Fundo Monet�rio Internacional (FMI).

Fonte: br.noticias.yahoo.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir