Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2014

Florianópolis, a melhor cidade brasileira para abrir empresa
No sul, Curitiba obteve o quarto lugar e Porto Alegre o sétimo.
Florianópolis, a melhor cidade brasileira para abrir empresa
Foto: amanha.com

Pesquisa da Endeavor publicada nesta segunda-feira (24) indica Florianópolis como a melhor cidade do país para a criação de empresas. Na sequência, aparecem São Paulo (SP), Vitória (ES), Curitiba (PR) e Brasília (DF).

Um dos motivos de atração de novas companhias é o forte polo de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O setor de tecnologia, na capital catarinense, conta com 600 empresas que geram 6 mil empregos diretos. Juntas, a receita dessas companhias soma cerca de R$ 1,3 bilhão.


A capital catarinense ficou em primeiro lugar, pois alcançou a nota geral de 7,53 que compõe uma média dos 49 indicadores avaliados. São Paulo ficou com 7,46. Vitória obteve 7,16 pontos. Curitiba somou 6,96 pontos. Outra capital do sul, Porto Alegre, aparece na sétima colocação (5,94 pontos).


Dois quesitos pesaram em prol de Florianópolis: o acesso da população à internet (77%) e a mobilidade urbana (só 28% dos trabalhadores levam 30 minutos ou mais para chegar ao trabalho, por exemplo). Na cidade, 32% dos adultos possuem curso superior – o que deu o segundo lugar ao município que ficou atrás de Vitória (que tem 35%). Porém, em


Florianópolis ainda é preciso esperar quase três meses (80 dias) para abrir uma empresa. Ainda assim não é tão ruim quanto Porto Alegre, onde é o tempo de espera é de 245 dias.

Fonte: amanha.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir