Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-11-2014

Secretário de Defesa dos EUA renuncia
Presidente dos EUA, Barack Obama, aceitou o pedido de renúncia. Chuck Hagel vai permanecer como chefe do Pentágono até nomeação.
Secretário de Defesa dos EUA renuncia
Foto: g1.globo.com

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, de 68 anos, anunciou nesta segunda-feira (24) sua renúncia, informou um funcionário de alto escalão da Casa Branca. A saída de hagel estaria em parte ligada às divergências sobre a estratégia adotada contra o grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque e na Síria, segundo o jornal "New York Times".


"Um sucessor será escolhido rapidamente", disse a fonte, que pediu o anonimato. Hagel, de 68 anos, o único republicano no gabinete presidencial, permanecerá em seu cargo até que um substituto seja confirmado pelo Senado. O presidente Barack Obama fez um pronunciamento em que anunciou a saída do secretário.


Hagel, que sofreu para aprimorar seus laços com o Congresso após ter sua confirmação para o cargo em uma audiência conturbada em 2013, submeteu sua renúncia após longas discussões com Obama, que começaram em outubro, segundo fontes.


Os principais nomes cotados para o cargo incluem Michele Flournoy, ex-subsecretária de Defesa, e Ashton Carter, ex-vice-secretário de Defesa, que já eram citados para o cargo antes de Hagel ser nomeado.


O senador Jack Reed, Democrata de Rhode Island, é outro possível concorrente.
Senador republicano por Nebraska entre 1996 e 2008, Hagel deixou a política para ser professor na Universidade de Georgetown e antes de chegar ao Pentágono era presidente do Atlantic Council, um centro de estudos especializado em segurança e defesa.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir