Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2014

Médico que foi salvo após transfusão pede mais doações de sa
Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado nesta terça. Profissional lamenta escassez de sangue em hospitais da região.
Médico que foi salvo após transfusão pede mais doações de sa
Foto: g1.globo.com

Importante para salvar vidas e passar uma boa ação adiante, a doação de sangue é um ato nobre que ganhou até data para incentivar a prática. O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é comemorado nesta terça-feira (25). As transfusões de sangue salvam vidas de milhares de pessoas diariamente. Em Santos, no litoral de São Paulo, um desses casos foi o do médico Nelson Souza Mendes, de 63 anos, que sofreu uma hemorragia após uma cirurgia e sobreviveu graças a ajuda de um banco de sangue.

Nelson passou por uma operação de coração (Ponte de Safena) em 2011, algumas horas após o procedimento, ele teve uma hemorragia interna e foi mandado direto para a sala de cirurgia, precisando de uma transfusão. "É algo muito importante, vital, pois faz muita falta nos hospitais, infelizmente não é uma coisa que podemos comprar na loja. Os bancos de sangue hoje se encontram vazios, e por isso, muitas cirurgias são adiadas sem saber quando poderá ser feita", explica.

Por ser médico, o profissional está mais próximo da rotina dos hospitais e bancos de sangue. "Vejo diariamente a dificuldade e a escassez que os hospitais enfrentam com a falta de sangue, afetando em tratamentos, cirurgias e entre outros processos que requer sangue. Doar é muito importante, as pessoas deveriam se conscientizar e colocar em prática isso" comenta.

"Sempre tive a noção da importância de doar sangue, são anos e anos em hospitais e vendo de perto a necessidade. Às vezes parece algo bobo, pode até ser para quem esta de fora, é porque não tem a noção de quanto é importante. Acredito que os hospitais tanto públicos e privados, teriam que investir mais em propagandas ou chamadas para doação de sangue, já que nos dias de hoje, infelizmente falta, e falta muito", conclui.

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi instituído no Brasil em 30 de junho de 1964. A recomendação é que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. No Brasil, este número está abaixo não chegando a 2%, segunda dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos é uma das unidades que precisa de doações de sangue. A unidade fica na rua Doutor Cláudio Luís da Costa, 50, no bairro Jabaquara.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir