Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2014

Arrecadação federal pode ficar estagnada este ano
A Receita Federal informou, ontem, que 2014 deve se encerrar com estagnação na arrecadação do governo federal.
Arrecadação federal pode ficar estagnada este ano
Foto: www.cenariomt.com.br

A expectativa negativa é alimentada pelo baixo ritmo de crescimento da economia e as receitas do Refis da Crise, que vieram abaixo do que era esperado.

Segundo o secretário adjunto do órgão, Luiz Fernando Teixeira Nunes, a receita tributária deverá encerrar o ano com um crescimento menor que a inflação. De janeiro a outubro, a arrecadação federal acumula crescimento real de 0,45%, com desaceleração em relação ao aumento acumulado até setembro (0,67%).

O secretário adjunto admitiu que o resultado pode ficar negativo. Sem crescimento real, a arrecadação nominal sobe apenas o equivalente à inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ao longo de 2014, a frustração de receitas e o baixo crescimento da economia fizeram a Receita diminuir a estimativa de crescimento real da arrecadação mês a mês.

No início do ano, o Fisco projetava expansão de 3,5% acima da inflação, mas reduziu até menos de 1% em outubro. Um dos principais instrumentos usados para reforçar o caixa do governo em ano de crise econômica, o Refis da Crise também teve a estimativa reduzida.

Fonte: www.cenariomt.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir