Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-11-2014

No Parlamento Europeu, papa critica continente
Em visita a Estrasburgo, Francisco apela para que Europa retome postura de lideran�a global.
No Parlamento Europeu, papa critica continente
Foto: opovo

Pont�fice tamb�m pede mais compreens�o com a situa��o dos milhares de refugiados que chegam ao continente.
Em discurso no Parlamento Europeu nesta ter�a-feira (25/11), o papa Francisco pediu que a Uni�o Europeia supere a crise econ�mica, para que possa retomar seu papel de lideran�a global.


Francisco afirmou que o objetivo da visita a Estrasburgo era trazer uma mensagem de esperan�a aos europeus, cuja confian�a nas institui��es foi abalada pela crise econ�mica. Al�m disso, os moradores do continente encontram-se espiritualmente "� deriva", numa cultura que n�o mais valoriza a dignidade dos seres humanos, disse.


"Uma Europa que n�o mais se abre � dimens�o transcendente da vida � uma Europa que arrisca perder sua alma aos poucos", afirmou o pont�fice.


"A Europa d� a impress�o de estar um tanto envelhecida e abatida, como se sentisse cada vez menos como protagonista num mundo que com frequ�ncia se refere a ela com indiferen�a", afirmou o papa aos parlamentares europeus.


"Encontramos uma impress�o geral de abatimento e envelhecimento, de uma Europa que � hoje como uma av�, n�o mais f�rtil e vibrante", observou Francisco. "Chegou a hora de abandonarmos essa ideia de uma Europa medrosa e narcisista, para reavivar e encorajar uma Europa de lideran�a."


O papa tamb�m falou sobre a quest�o dos milhares de refugiados vindos de pa�ses da �frica e do Oriente M�dio. "N�o podemos permitir que o Mar Mediterr�neo se torne um vasto cemit�rio", alertou. "Os barcos que chegam diariamente �s praias da Europa est�o cheios de homens e mulheres que precisam de aceita��o e assist�ncia."


Apenas neste ano, mais de 3.200 pessoas morreram ao tentar chegar � Europa, fugindo de conflitos em seus pa�ses de origem.


Centenas de pessoas reuniram-se para assistir ao pronunciamento do papa em tel�es colocados em frente � catedral de Estrasburgo. Dessa vez, o pont�fice abriu m�o do papam�vel e do contato direto com os fi�is, e dedicou sua viagem de apenas quatro horas de dura��o a mais curta j� realizada ao exterior por um papa ao Parlamento e ao Conselho Europeu.


A visita tamb�m foi marcada por protestos, muitos criticando a decis�o do presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, de convidar um l�der religioso para discursar numa institui��o laica.

Fonte: opovo
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir