Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2014

O México é um Estado falido, diz José Mujica

O México é um Estado falido, diz José Mujica
Foto: exame.abril.com.br

O caso do trágico sumiço dos 43 estudantes no México continua trazendo à tona polêmicas e repercutindo internacionalmente. Neste final de semana, o presidente uruguaio José Mujica se manifestou sobre o tema em uma entrevista concedida à revista Foreign Affairs Latinoamérica.

"É terrível que aconteça este tipo de coisa. A distância, ficamos com a sensação de que se trata de um Estado falido, no qual as autoridades públicas perderam totalmente o controle. É doloroso para o México e apelo para que o país reaja em sua ética e moral", disse Mujica.

De acordo com ele, casos como este são apenas possíveis por conta da "gigantesca corrupção" que assola o país e que se estabeleceu como "costume social". Considerou que ainda que a importância do caso ultrapassou as fronteiras do país e se tornou um problema da humanidade.

As investigações no México seguem a todo o vapor e mais de 70 pessoas já foram presas por estarem envolvidas, de alguma maneira, com o caso. Entre os detidos constam o prefeito da cidade de Iguala e sua esposa, além de policiais e membros do cartel local, o Guerreros Unidos.

Durante as buscas pelo paradeiro do grupo de Ayotzinapa, foram encontradas várias fossas clandestinas que não tinham qualquer relação com os estudantes. O fato foi visto com preocupação por Mujica, pois "significa que há ainda mais mortos que sequer foram documentados". "A vida humana vale menos que a de um cachorro", lamentou.

As palavras de Mujica vêm em um momento delicado para o país. Há dias o México é palco de manifestações que cobram satisfações em relação ao desaparecimento dos estudantes. Além das investigações oficiais, há ainda um grupo compostos por familiares das vítimas e entidades civis que realizam buscas nos arredores de Iguala.

Nesta manhã, inclusive, o jornal mexicano Excélsior revelou foram encontradas sete novas fossas clandestinas pelo grupo. Ainda não há notícias sobre a existência de corpos nos locais, mas foram vistos vestígios de sangue. De acordo com a publicação, os locais foram demarcados e tiveram suas localizações repassadas para as autoridades do país.

Repercussão

O governo mexicano se mostrou irritado pela entrevista concedida por Mujica. A Secretaria de Relações Exteriores do México declarou em comunicado oficial estar "surpresa" com as declarações do presidente e diz rechaçar todas as suas colocações. Informou ainda ter decidido convocar o embaixador do Uruguai no país para prestar esclarecimentos.

Fonte: exame.abril.com.br
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir