Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2014

Prefeito de Manaus atribui baixo IDH a municípios da Região
Para Artur, região metropolitana avaliada, composta por 8 cidades, é "falsa". O IDH de Manaus é o pior entre 16 regiões metropolitanas do país, diz ONU.
Prefeito de Manaus atribui baixo IDH a municípios da Região
Foto: g1.globo.com

Conforme divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (25), O IDH de Manaus é o pior entre 16 regiões metropolitanas do país. Em entrevista ao G1, o prefeito da capital, Artur Neto, atribuiu este resultado à nomeação de municípios menos desenvolvidos como pertencentes a Região Metropolitana de Manaus (RMM). Os dados estão no Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras.

Apesar dos avanços registrados na última década, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da maioria das cidades da Região Metropolitana de Manaus (RMM) é considerado "baixo". Em 2000, a capital do Amazonas estava abaixo da primeira faixa (0,585), considerada "muito baixo". Dez anos depois, a cidade tem índice 3,15%, classificado como "baixo".

Sobre a avaliação, o prefeito Artur Neto fez ressalvas quanto as cidades citadas como "metropolitanas". "Por mais que tenhamos dificuldades, Manaus é mais rica se comparada as cidades da chamada região metropolitana. Os índices estão todos misturados ali. Foi elencada uma falsa região metropolitana. Dá pra dizer que Novo Airão é região metropolitana de Manaus? Que Itacoatiara, a 300 km daqui, é região metropolitana de Manaus do mesmo jeito que Guarulhos é de São Paulo?", pontuou.

Criada em 2007 pela Lei Complementar Estadual nº. 52/07, a Região Metropolitana de Manaus é composta pela capital e outros sete municípios: Iranduba, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Carreiro da Várzea, Manacapuru, Novo Airão e Rio Preto da Eva. Juntas, as oito cidades possuem área de 101.475 km².

Após dez anos, três cidades da RMM – Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Iranduba - conseguiram avançar e conquistaram classificação de IDH "médio". Entretanto, em 2010, os outros cinco municípios da Região Metropolitana de Manaus foram classificados com o índice "baixo". O IDHM geral da Região Metropolitana de Manaus no fim da década era de 0,720, o que fez a área passar da faixa de "baixo" para "alto" Desenvolvimento Humano.

De acordo com Artur, os indíces de Manaus - avaliados até o ano de 2010 - apresentaram melhoras ao longo da gestão como prefeito. "Essa região metropolitana falsa complica os indicadores de Manaus e é até 2010, portanto a minha gestão, que começou em 2013, não tem nada a ver com isso. Eu tenho certeza que se examinarem Manaus sozinha e antes, iam ver que os indicadores são bem mais favoráveis agora, pois eu confio muito no trabalho que eu estou fazendo", disse.

Ainda segundo Artur, uma das metas para o desenvolvimento da capital é subir de colocação no índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Nós éramos os últimos do Ideb e esperamos entrar 2016 entre os sete primeiros", finalizou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir