Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-11-2014

Após denúncias, Medicina da USP proíbe festas e álcool
A faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) suspendeu por tempo indeterminado as festas de alunos e o consumo de álcool na instituição.
Após denúncias, Medicina da USP proíbe festas e álcool
Foto: noticias.terra

A medida foi anunciada nesta quarta-feira pela Congregação da Medicina, órgão máximo da faculdade, em resposta às denúncias de abuso sexual e outros tipos de violência que alunas do curso relataram ter sofrido. O caso veio à tona em audiências públicas na Assembleia Legislativa do Estado (Alesp) e é investigado pela Promotoria de Defesa dos Direitos Humanos, do Ministério Público estadual.

Na reunião, da qual participaram cerca de cem pessoas – entre seis representantes de alunos, e o restante, de docentes --, também foi decidida a instalação de uma ouvidoria na faculdade para receber denúncias de violação dos direitos humanos. Segundo o diretor da faculdade, José Otávio Auler Júnior, a proposta é que alguém de fora da universidade, integrante da sociedade civil organizada, seja convidado a presidir o órgão. A reportagem apurou que um representante da Comissão Nacional da Verdade foi cogitado durante a reunião para chefiar o posto.

A medida foi um dos apontamentos feitos em um relatório levado à Congregação pela comissão montada na faculdade para avaliação das denúncias. Entre os problemas apontados no documento, além da violência sexual, estão ainda situações de abuso moral, coação, discriminação de gênero e orientação sexual, além de intolerância étnica e religiosa, além do consumo excessivo de álcool e drogas.

Fonte: noticias.terra
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir