Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-11-2014

IGP-M acelera alta a 0,98 em novembro, diz FGV
O �ndice Geral de Pre�os-Mercado (IGP-M) avan�ou 0,98 por cento em novembro, ap�s subir 0,28 por cento no m�s anterior, pressionado pela acelera��o dos pre�os dos produtos agropecu�rios, informou a Funda��o Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.
IGP-M acelera alta a 0,98 em novembro, diz FGV
Foto: br.reuters.com

A expectativa em pesquisa da Reuters era de alta de 0,94 por cento do indicador em outubro. Na segunda pr�via do m�s, o IGP-M havia avan�ado 0,72 por cento.

Segundo a FGV, o �ndice de Pre�os ao Produtor Amplo (IPA) --que mede a varia��o dos pre�os no atacado e responde por 60 por cento do �ndice geral-- acelerou a alta a 1,26 por cento neste m�s, ap�s 0,23 por cento em outubro.

Os pre�os dos produtos agropecu�rios, que comp�em o IPA, avan�aram 2,98 por cento, ap�s alta de 0,90 por cento no m�s anterior. Os pre�os que mais pesaram foram o de soja em gr�o --com alta de 6,05 por cento, frente � queda de 3,21 por cento-- e de bovinos, que subiram 5,86 por cento, sobre 2,03 por cento.

Diante de sinais de mais press�o sobre a infla��o, o Banco Central surpreendeu no final de outubro e elevou a Selic para 11,25 por cento, j� dando indicando que mais eleva��es est�o por vir na taxa b�sica de juros.

Segundo a FGV, o �ndice de Pre�os ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, avan�ou 0,53 por cento, frente � alta de 0,46 por cento em outubro.

O �ndice Nacional de Custo da Constru��o (INCC), por sua vez, subiu 0,30 por cento em novembro, contra 0,20 por cento no m�s anterior.

O IGP-M � utilizado como refer�ncia para a corre��o de valores de contratos, como os de energia el�trica e aluguel de im�veis.

(Por Patr�cia Duarte)

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir