Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 27-11-2014

O método socrático e a metodologia atual

O método socrático e a metodologia atual

Quando da sua criação, o método socrático correspondia ao que mais avançado havia na forma de educar. A maiêutica socrática indicava a forma individual de ensino em contraposição ao método utilizado pelos sofistas, do período filosófico anterior, que primava pelo ensino coletivo, com grandes plateias e primorosos discursos
.
É compreensível a crítica a esse método levada a efeito pelos pensadores de períodos subsequentes como Lacan e outros. E o desdobramento dessas transformações influenciaram também o pensamento de Paulo Freire, com a sua pedagogia libertária, há menos de um século.

Como considerar uma metodologia antiga diante da metodologia atual? Aparentemente é algo impensável pois que a tecnologia, nos seus assombrosos avanços, deixa a impressão de total desvinculação com tempos tão distantes. Entretanto, se analisarmos os principais características do método socrático, podemos vislumbrar alguns pontos de referência com a moderna metodologia. Se não, vejamos:

Destaquemos, por exemplo, a dualidade do método socrático. Sócrates não se dirige a um grupo. Ele tem em mente um interlocutor. A argumentação eficaz está assim vinculada à presença de um só indivíduo. Convenhamos que a metodologia atual persegue, de certo modo, esse princípio. Busca-se a redução do número de alunos em uma sala de aula. A metodologia atual pretende com isso o rendimento melhor de aprendizagem, em todos os sentidos.

Se considerarmos, também, a característica dialética do método socrático, vamos observar um outro princípio da metodologia atual, qual seja o de buscar estimular entre os educandos a prática saudável do pensar, do buscar respostas, sem esperar que venham prontas da parte dos seus mestres. Sócrates jamais admitia como verdadeiro o que o seu interlocutor não admitisse. A sua conhecida ironia tinha como objetivo provocar raciocínios, estimular o lado pensante do educando, mesmo que não houvesse em si a ideia de emancipação, como observou a crítica.

O método socrático também é elêntico. Isso significa que o mestre provoca o aluno a pôr à prova os seus saberes. Na modernidade, a pedagogia propõe ao aluno não se contentar em ser um mero receptáculo de informações. O saber que liberta, que emancipa só poderá ser eficaz na medida que estiver bem sedimentado.

Comparemos mais uma característica: a pharesia. Esse aspecto do método socrático diz respeito ao compromisso que o discípulo procuraria ter com a verdade como o caminho para a prática do bem e da virtude. Entre os seus objetivos, a metodologia atual, está interessada em atingir entre os seus objetivos o de preparar os educandos para serem melhores pessoas, verdadeiros cidadãos que primem pela ética e que aprendam a viver em harmonia com os seus semelhantes e com a natureza que o acolhe.

Visto desse modo, podemos afirmar que por mais que nos pareçam avançados os métodos atuais, neles existem liames com as metodologias mais antigas, inclusive na metodologia muito em voga em nossos dias: a educação a distância. E viva a tecnologia!!

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Por:  Silvio Gomes Silva    |      Imprimir