Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2014

Isabel dos Santos diz que sua oferta valoriza acionistas

Isabel dos Santos diz que sua oferta valoriza acionistas
Foto: dci.com.br

A empres�ria Isabel dos Santos considera que a Oferta P�blica de Aquisi��o (OPA) sobre a Portugal Telecom SGPS valoriza os acionistas da operadora brasileira Oi e da PT-SGPS ao lhes dar um retorno financeiro direto e imediato, afirmou um porta-voz da empres�ria, acrescentando que o desejo � que a oferta chegue r�pido ao mercado.

A portuguesa Terra Peregrin, cuja dona � Isabel, filha do presidente de Angola, vai entregar nesta sexta-feira � Comiss�o de Mercado de Valores Mobili�rios (CMVM) o projeto do prospecto e do an�ncio de lan�amento da OPA sobre a PT-SGPS, sendo que o prazo legal � de 1o de dezembro.

Em 9 de novembro, a Terra Peregrin lan�ou uma OPA geral volunt�ria, oferecendo 1,35 euro por cada a��o da PT-SGPS, que tem 25,6 por cento da Oi e os 900 milh�es de euros de d�vida comprada da falida Rioforte, que n�o honrou o pagamento.

A maior parte do capital da PT-SGPS est� disperso entre investidores institucionais internacionais. O maior acionista individual � o Novo Banco, com fatia de 12,6 por cento, seguido pela Oi e pela Ongoing, com 10 por cento cada.

Esta oferta volunt�ria, que tem um valor total de 1,21 bilh�o de euros, tem como objetivo manter a empresa intacta ao travar a venda dos ativos de telecomunica��es portugueses da PT Portugal que s�o detidos pela Oi.

O porta-voz de Isabel dos Santos afirmou que esta "� a �nica proposta conhecida que mant�m a integralidade e as compet�ncias de marketing, engenharia, inova��o e desenvolvimento do Grupo Portugal Telecom".

Em 12 de novembro, os fundos de investimento Apax e Bain avan�aram com uma oferta conjunta de 7,075 bilh�es de euros pelos ativos portugueses da PT Portugal, um valor mais elevado que o da proposta de 7,025 bilh�es de euros da francesa Altice.

"Retiramos todas as condi��es que estavam nas m�os da Oi e que diziam respeito aos nossos direitos, ficando mantida apenas uma condi��o dependente da Oi e que valoriza as posi��es e os direitos dos atuais acionistas da PT SGPS", disse o porta-voz, em men��o ao fato de Isabel dos Santos ter prescindido da op��o segundo a qual a PT-SGPS tem de comprar a��es da Oi em favor dos acionistas minorit�rios que n�o aceitem a sua oferta.

Esta op��o � v�lida nos pr�ximos seis anos e prev� que a possibilidade de compra de 10 por cento de a��es da Oi expira ao fim do primeiro ano e de 18 por cento no final dos cinco anos seguintes.

Mas, mesmo assim, se a Oi n�o aceitar esta condi��o, Isabel dos Santos est� dispon�vel a tamb�m retir�-la, acrescentou o porta-voz.

A OPA ficar� condicionada � aprova��o pela assembleia geral da PT-SGPS, � aprova��o pela CMVM do pedido de dispensa da obrigatoriedade de lan�ar uma OPA obrigat�ria, e � autoriza��o da autoridade de concorr�ncia.

A CMVM pode aceitar a justifica��o da oferta volunt�ria ou transform�-la numa oferta obrigat�ria, com uma contrapartida superior.

Fonte: dci.com.br
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir