Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2014

Lojas Locais "Pegam Carona" na Black Friday e Lançam Promoçõ
Em Catanduva, vários segmentos do comércio apresentam descontos hoje até o fim de semana
Lojas Locais
Foto: www.oregional.com.br

Lojas de Catanduva pegaram carona na principal promoção anual do país e lançaram na cidade promoções que chegam a ter até 70% de desconto. Além das lojas oficiais participantes como as redes Magazine Luiza, Americanas, CVC, Marisa, no município, outros setores do comércio buscam atrair mais consumidores para as compras.
Pelo menos 20 lojas já divulgaram suas promoções até mesmo nas redes sociais.
Uma delas é a loja de calçados Calçare. Na loja, os consumidores terão opções de até 50% de desconto em sandálias, rasteiras e Peep toe. "Nossa expectativa é vender bem e satisfazer nossos clientes com a promoção", afirma a proprietária da loja, Solange Marmirolli.
Assim como a Calçare, a loja Yogi Estar Bem também se preparou para hoje no Black Friday. A promoção terá foco nas peças em jeans. "Teremos shorts e saias jeans com 30% de desconto", afirmou. Pelo segundo ano consecutivo, a Yogi participa da promoção e garante sucesso para essa edição. "Sempre escolhemos uma linha específica para a promoção. No ano passado tivemos um aumento de 60% nas vendas e para esse ano temos a mesma expectativa", comentou.
Na Mr. Kitsch, no Garden Shopping Catanduva preparou uma derrubada de preços em até 70%.
Os descontos não são apenas para lojas de roupas, calçados, informática e aparelhos telefônicos. Pelo contrário, todos os segmentos aderiram à promoção em Catanduva. Até mesmo os restaurantes e lanchonetes divulgam a derrubada no preço durante a data.
Para se ter uma ideia, a Casa da Mamma Pastéis divulgou pelas redes sociais a redução no preço do rodízio, de R$ 15,90 para R$ 9,90.
Os carros também poderão ser embelezados com valores mais baixos. A Renova Car, por exemplo, dará desconto no espelhamento da lataria dos veículos.
Algumas lojas participantes em Catanduva: Donna Fiori Calçados, Mr. Kistch, Vestige
Infrared, Carmem Steffens, Peteteca, Lojas Colombo, Assim Seja, Prepara Cursos, dentre outras.

MAIS PROCURADOS
O consumidor brasileiro gosta de comprar com descontos e procura com antecedência os produtos mais desejados. No topo desta lista estão os smartphones, que respondem por 8 em cada 10 itens mais procurados nas quatro semanas que antecedem a semana da Black Friday, que será realizada hoje, dia 28 de novembro. Esta é a conclusão do levantamento realizado pela Hitwise, ferramenta em marketing digital da Serasa Experian. O termo "Moto G", modelo de smartphone da fabricante Motorola, foi o mais requisitado, nas buscas feitas nas Lojas de Departamento, categoria em que se enquadram os grandes varejistas, que impulsionam o Black Friday.
Em seguida, estão os termos "iPhone 5s", "Moto X", "Celulares", "iPhone 5", "iPhone 4s". Somente a partir da sétima posição é que aparecem itens de outras categorias, como "Notebooks", seguido por "Xbox 360" (videogame). Em seguida, aparecem novamente os dispositivos móveis "celular Moto G" e "iPhone 6".
É interessante observar que há um ano, o cenário era outro e o domínio dos smartphones não era absoluto nas buscas. A mesma lista dos 10 itens mais cobiçados em 2013 contou com tablets, perfumes importados, secadores de cabelo, vestido de casamento, pendrive e impressora a laser.
A ferramenta Hitwise também identificou que, no mesmo período,, a busca por termos relacionados à Black Friday cresceu 230%. Entre as categorias mais acessadas na busca por Black Friday, "Lojas de Departamentos" é responsável por 31,76%, seguida por Concursos e Competições (sites de entretenimento que englobam jogos promocionais e sorteios), com 11,5%, "Redes Sociais e Foruns", com 9,32%, "Recompensas e Diretórios" (incluem compras coletivas, cupons de desconto e outros), com 8,31%, e "Sites de E-mail", com 6,41%.
Dentro da categoria Compras e Classificados, as subcategorias mais acessadas por meio das palavras-chave relacionadas à Black Friday são "Lojas de Departamentos", "Recompensas e Diretórios", "Moda e Acessórios", "Esporte e Fitness" e "Classificados".
"Comprei, mas dois dias depois encontrei o mesmo produto R$ 200 mais barato"
Muitos catanduvenses, assim como boa parte dos brasileiros, optam pelas ofertas sugeridas pela internet. Rogério Prais é um dos exemplos de consumidores que não tiveram uma experiência positiva na Black Friday realizadas pelos sites de compras. Ele comprou uma televisão e dois dias depois, o mesmo produto estava R$ 200 mais barato. "Eu e minha esposa recebemos o décimo terceiro e as sete horas da manhã do dia da Black Friday começamos a procurar pela internet a televisão que queríamos. Compramos uma de 39 polegadas por R$ 1529. Era o melhor preço. Dois dias depois, a mesma televisão, no site da mesma loja já estava R$ 200 mais barato", relatou.
Diante da experiência, Prais afirma que vai aproveitar a promoção, mas depois de novas pesquisas. "Eu e minha esposa decidimos que neste ano começaríamos a procurar e observar os preços dos produtos que queremos bem antes da Black Friday para ver se realmente tem desconto", contou.

CUIDADO COM O ENDIVIDAMENTO
Os descontos podem ser tentadores, mas comprar por impulso pode levar o cidadão ao superendividamento. "Quem não consegue controlar os gastos, deve evitar fazer novas dívidas sem necessidade. A orientação é planejar e aproveitar esse tipo de data para adquirir apenas o que é essencial e vantajoso", alerta o Superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro.
Antes de se deixar seduzir pelas ofertas, o cidadão deve colocar na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas. Só assim saberá se pode ou não fazer novas dívidas na Black Friday. Segundo levantamento da Serasa, 40% da população brasileira adulta está inadimplente, além disso, os juros em alta tornam o crédito mais caro e isso acaba diminuindo o poder de compra do consumidor. É importante considerar também que o fim do ano está próximo e gastar sem controle agora pode significar uma renda menor no Natal.
Também é importante que o consumidor esteja seguro na hora de fazer uma compra para não se tornar vítima de fraudes, como pagar por um produto que nunca será entregue.

Fonte: www.oregional.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir