Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2014

Reclamações sobre a Black Friday começaram às 18h de quinta-
Site do Reclame Aqui já registrou mais de 2 mil reclamações. Principais queixas são maquiagem de preços e dificuldade de acesso.
Reclamações sobre a Black Friday começaram às 18h de quinta-
Foto: g1.globo.com

O site especial do Reclame Aqui sobre a promoção de descontos da Black Friday Brasil 2014 começou a receber reclamações de consumidores desde as 18h de quinta-feira (27), quando muitas empresas colocaram as ofertas no ar. No link http://www.reclameaqui.com.br/blackfriday/ foram registradas mais de 2 mil queixas entre as 18h de quinta e as 12h desta sexta-feira (28).

Os principais motivos de queixa dos consumidores são maquiagem de preços, dificuldade no acesso aos sites, mudança no valor de produtos no momento de finalizar a compra e problemas no pagamento, incluindo a rejeição a cupons de desconto e a ausência de opções de pagamento, como boletos bancários. Outra forma de maquiagem identificada pelos consumidores foi a cobrança de frete caro, compensando o desconto no preço. Também houve dezenas de casos de produtos que "sumiam" no momento em que eram colocados no carrinho virtual. Algumas empresas tiveram falta de produtos em estoque já nas duas primeiras horas da promoção.

Durante a madrugada, muitos sites ficaram fora do ar devido ao grande número de acessos, mas desde o amanhecer são problemas relacionados a preço e condições de pagamento e entrega que concentram a maioria das reclamações. Problemas de falta de produtos anunciados em estoque também são relatados por consumidores de todo o país.

Muitas empresas também estão sendo questionadas quanto ao prazo do frete. Consumidores que pensaram em aproveitar a Black Friday para adiantar as compras de Natal com desconto estão sendo surpreendidos no momento de fechar as compras: alguns produtos só devem chegar depois do ano novo. De acordo com a Reclame Aqui, os prazos de entrega em muitas das lojas foi estendido para a promoção deste ano. Há casos de previsão de mais de 50 dias para entrega. Em outros, a entrega será em até 30 dias úteis.

De acordo com o Reclame Aqui, por volta de 12h, a loja líder do ranking era a Submarino, com 451 reclamações, seguida pela Americanas.com (386), Saraiva (297), Neshoes (108) e Extra.com.br (73). Veja aqui o ranking completo. O G1 entrou em contato com as empresas citadas e aguarda posicionamento.

No caso da Submarino e das Americanas.com, os sites das duas empresas tiveram problemas de acesso durante a noite devido ao grande número de consumidores online simultaneamente, mas o ritmo de novas reclamações diminuiu desde as 6h. Desde então, a maior parte das reclamações refere-se a problemas com preço e finalização das vendas.

Na Saraiva, os problemas são relacionados a preços e, principalmente, dificuldades na finalização do pedido. Consumidores informam que os produtos apresentados somem do estoque no momento da compra ou "somem" do carrinho de compras virtual. Há também queixas sobre os valores de alguns produtos apresentados como em promoção, mas que estariam com preço "normal".

A Netshoes apresentou muitos problemas durante a madrugada e continua instável. A maquiagem de preços também é apontada como um problema por consumidores.

O Extra.com.br esteve mais estável que os concorrentes com mais queixas, e os consumidores concentram suas reclamações em questões relacionadas ao preço. Muitos questionam se há realmente descontos e criticam o valor do frete cobrado.

Onde reclamar
O Reclame Aqui está fazendo plantão de 36 horas, com cobertura ao vivo da Black Friday e atendimento aos consumidores no site e nas redes sociais. O site já teve mais visitantes nas primeiras 11 horas da Black Friday do que em todo o evento do ano passado. A previsão é de receber mais de 1 milhão de acessos nesta sexta-feira, além do uso do app em smartphones, que já teve cerca de 700 mil downloads e permite a publicação de reclamações com fotos, diretamente das lojas.

O diretor de Marketing do Reclame Aqui, Felipe Paniago, alerta que em momentos como a Black Friday, é especialmente importante que os consumidores se orientem pela opinião de outros consumidores que já fizeram negócio com as empresas. "Muitas vezes, o consumidor se empolga com um preço chamativo, mas a empresa não consegue entregar o produto ou maquiou o preço nas semanas anteriores".

No ano passado, a página do site recebeu 8,5 mil reclamações por causa da Black Friday, 6,2% a mais do que em 2012. Os principais motivos foram: falta de estoque dos produtos (46%), maquiagem de preço (2%) e lentidão e dificuldade para acessar os sites das empresas.

Os Procons são os responsáveis pela fiscalização e aplicação de multas. O Procon de São Paulo terá um plantão 24h para o atendimento das reclamações durante a Black Friday. Em São Paulo, os consumidores poderão registrar as reclamações pelo telefone 151 (somente para a cidade de São Paulo), pelo site (clique aqui para acessar) e pelas redes sociais através da hashtag #BlackFridaynamiradoProconSP. A entidade afirma que a intermediação com as empresas para tentar solucionar os problemas relatados será em tempo real.

No Rio de Janeiro, as reclamações podem ser feitas pelo site do Procon estadual e no municipal.

A Serasa disponibiliza um serviço gratuito de consulta da situação do CNPJ das empresas. A ferramenta VocêConsulta Empresas informa razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir