Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-11-2014

Após 33 anos, estrela da comédia na Europa vem ao Brasil
Christiaan van der Ende foi adotado com apenas duas semanas de vida. Ele estava na Holanda e voltou a Santos à procura da mãe biológica.
Após 33 anos, estrela da comédia na Europa vem ao Brasil
Foto: g1.globo.com

Um homem que nasceu em Santos, no litoral de São Paulo, foi adotado com apenas duas semanas de vida e hoje mora na Holanda, voltou a sua cidade natal para procurar a mãe biológica. Christiaan van der Ende, de 33 anos, é um comediante famoso na Europa e está no Brasil acompanhado de uma equipe de televisão da Holanda à espera de um reencontro.
Atualmente, o ‘Holando-Brasileiro’ é casado e pai de dois filhos. Chris é o nome artístico de Christiaan Johnny Leite Santos, que nasceu no Brasil no dia 5 de abril de 1981.


O comediante soube que era adotado aos cinco anos de idade, mas somente agora tomou coragem para vir atrás de suas raízes. "Minha família me contou que eu era adotado quando criança. Recentemente, eu descobri, através de um documento da Santa Casa de Santos, lugar onde nasci, que tenho uma irmã e que minha mãe vivia em Santos", afirma.


As pistas do paradeiro de Rosa Leite Santos, o nome da mãe biológica, foram obtidas com a certidão de nascimento de Christiaan e o documento da Santa Casa. Após procurar no endereço mencionado nos registros, eles descobriram com uma vizinha que a mãe havia mudado para São Vicente. Aproveitando o período pós eleitoral, Christiaan foi até um dos cartórios da cidade se informar se a mãe havia votado na última eleição.


Caso encontre os parentes, Christiaan conta que pensa em levar sua família biológica para Holanda. "É uma possibilidade. Eu quero dizer para elas que estou feliz. Eu quero dizer que posso ajuda-las. Eu vi as ruas aqui, como o pessoal vive. Na Holanda, eu vivo bem, consegui sucesso como comediante, mas não estou completo. Creio que possa oferecer esse auxílio, afinal é a minha família", diz.


Uma equipe de televisão holandesa está registrando a busca e um possível reencontro do rapaz com a mãe biológica. Eles chegaram em Santos na última terça-feira (25) e estão distribuindo anúncios para moradores da área continental de São Vicente, região em que a mãe teria mudado. Para isso, Christian conta com a ajuda da produtora e amiga Nina, que entende português e também faz o papel de intérprete.


O comediante explica que o "jeito brasileiro" contribuiu para o sucesso na Holanda. "Os holandeses são, em sua maioria, brancos, sisudos e mais introvertidos. No Brasil, o pessoal é mais brincalhão, acolhedor. Eu sempre me senti um brasileiro", conta.


Christiaan também guarda consigo uma paixão típica brasileira. "Eu amo futebol. Sou torcedor do PSV Eindhoven, um time que sempre recebeu bem brasileiros, como Ronaldo e Romário, por exemplo. Quando vou ao estádio sempre falo que sou brasileiro", finaliza. Mais do que a bola nos pés, o comediante espera levar do Brasil o sorriso e o abraço de ter reencontrado suas raízes após três décadas longe.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir