Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-11-2014

Tractebel fará térmica no RS
Projeto de SC não é contratado
Tractebel fará térmica no RS
Foto: wp.clicrbs.com.br

O leilão de energia A-5 realizado ontem pelo governo federal contemplou uma usina térmica a carvão em Candiota no Rio Grande do Sul, a Pampa Sul. O investimento de R$ 1,8 bilhão para gerar R$ 340 megawwats será da Tractebel Energia, empresa franco-belga baseada em Florianópolis que é a maior geradora privada do Brasil. O projeto catarinense de térmica a carvão Usitesc, que está sendo articulado há cerca de 15 anos, não foi contratado nesse leilão em função do curto prazo para implantação. Esta é a segunda vez que participa de leilão federal, mas não avança.

- No leilão de 2013 foi pelo preço teto e nesse foi o prazo, que também pode ter sido a principal causa de não terem entrado outros projetos. Há um risco de as obras atrasarem e onerar o investidor na compra de energia para atender o contrato. Apesar do leilão ser um A-5 (cinco anos para os projetos serem construídos), por ocorrer no último trimestre do ano é na realidade um "A-4 – comentou Fernando Zancan, presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM).

Conforme Zancan, o projeto catarinense poderá entrar em leilões futuros. Assim, moradores da região Sul, mais preocupados com os impactos ambientais do carvão, podem continuar tranquilos. Há sempre uma preocupação apesar de as empresas investidoras informarem que as tecnologias avançaram muito e os riscos da atividade carbonífera caíram. Para se ter uma ideia, Zancan explica que a atividade de uma térmica de 300 MW corresponde à mesma quantidade de emissões na atmosfera do que 30 mil veículos ligados. Como SC tem mais de 4 milhões de carros registrados, as emissões correspondem às de 133 térmicas.

Fonte: wp.clicrbs.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir