Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-12-2014

No PA, Sespa realiza programação pelo Dia Mundial de Luta co
População terá acesso gratuito a testes rápidos de HIV. Contato sexual é a principal forma de contágio do vírus no Pará, diz Sespa.
No PA, Sespa realiza programação pelo Dia Mundial de Luta co
Foto: g1.globo.com

A Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) promove uma programação especial em Belém pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids. Em 2013, o Pará registrou 1.054 casos de Aids, sendo 647 em homens e 407 em mulheres. Este ano, até 12 de agosto, foram registrados 441 casos da doença, sendo 281 em homens e 160 em mulheres, segundo dados da Sespa.
Nesta segunda-feira (1º), a Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe) fará uma caminhada no entorno da unidade, incluindo a distribuição de preservativos e materiais educativos no início da manhã. Já de 10h30 às 20h, haverá uma ação educativa no shopping Pátio Belém, com a parceria de comunidades LGBT, enquanto o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, oferecerá teste rápido de HIV.
Na terça-feira (2), a Uredipe fará palestras educativas para usuários e visitantes e o Hospital Galileu irá oferecer testes rápidos de HIV. A campanha será encerrada com o Seminário Estadual de Prevenção e Rede de Atenção em DST/ Aids no Pará, de 8 a 10 deste mês, no Hangar Convenção e Feiras da Amazônia, com o objetivo de atualizar os profissionais de saúde sobre Aids.
A coordenadora estadual de DST/Aids, Deborah Crespo, afirma que o adulto jovem é o mais atingido pela doença, sendo o contato sexual a principal forma de transmissão da Aids no Estado. Crespo informou, ainda, que a partir deste ano, o Ministério da Saúde passou a notificar tanto os casos de Aids como de HIV positivo, o que deverá refletir no aumento de casos em relação ao ano passado, uma vez que até 2013, eram notificados apenas os casos de Aids.
A especialista aponta como resultado positivo a redução de casos por transmissão vertical (de mãe para filho), já que foram 31 casos em 2010, 23 em 2011, 38 em 2012, 22 em 2013 e apenas seis até o momento. Para ela, isso se deve provavelmente às atividades da Rede Cegonha, que assegura o teste e outras ações no pré-natal. "Mas sabe-se que ainda há muita subnotificação no Pará", observou.
O Dia Mundial de Luta Contra a Aids é celebrado no dia 1º de dezembro em todo o mundo desde 1987, sendo que, no Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde, com a finalidade de despertar a consciência da população sobre a necessidade de prevenção e controle do HIV/Aids no país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir