Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2014

Petrópolis, RJ, realiza ações ao longo da semana na luta con
Nesta terça-feira (2), a mobilização será na UBS de Itaipava. Equipes também farão o teste rápido do HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C.
Petrópolis, RJ, realiza ações ao longo da semana na luta con
Foto: g1.globo.com

Durante toda a semana será feita, em diversos postos e unidades de saúde de Petrópolis, Região Serrana do Rio, ações dentro da campanha municipal pelo Dia Mundial de Luta Contra a Aids, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde. Nesta terça-feira (2/12), a mobilização será na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava, onde haverá distribuição de materiais informativos e preservativos masculinos. Equipes também farão o teste rápido do HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C (com resultado em até 30 minutos).

"A campanha começou pela UBS do Quitandinha. Foi um trabalho bem positivo em conjunto com a comunidade", ressaltou a coordenadora do Programa DST/Aids, Maria Inês Ferreira. Na quarta-feira (3), a mobilização vai acontecer no Posto de Saúde da Posse; na quinta (4), no Posto de Saúde do Alto Independência e na sexta (5), na UBS do Retiro. Todos os dias esses postos funcionam das 9h às 16h para o atendimento ao público.

Além dos postos, o teste rápido também pode ser feito na sede do Programa DST/Aids, que fica na Rua Paulino Afonso nº 455 (ao lado do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp). O exame pode ser feito às terças-feiras, entre 12h30 e 17h; às quartas, de 12h30 as 19h30, e às sextas-feiras, no horário de 7h30 as 12h.

Para chamar atenção sobre a campanha, durante este mês, o Obelisco, a sede da Prefeitura (Palácio Sérgio Fadel), Câmara de Vereadores e Catedral São Pedro de Alcântara estão iluminados com a cor vermelha. O laço vermelho é visto como símbolo da solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids e a cor foi escolhida por causa da sua ligação ao sangue e à ideia da paixão que envolve o movimento.

De acordo com dados do programa, entre 1985 e outubro de 2014, 2.512 casos de HIV foram registrados em Petrópolis. Nos últimos cinco anos, a média é de 100 novos casos da doença anualmente. A doença ainda é predominante nos homens (63%). Um dado positivo é a queda acentuada no índice de óbitos, passando de 184 (entre 2000 e 2004) para 97 nos anos de 2010 a 2014.

O Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Instituído na Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado no dia 1º de dezembro, serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde.

A campanha nacional enfatiza e incentiva, por meio do contexto da nova política de Aids, o diagnóstico precoce do HIV como uma estratégia que ajuda as pessoas a viver com mais qualidade, além de indicar o tratamento gratuito como um direito garantido pelo SUS.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir