Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2014

Vale considera listagem de parte de seu negócio global de me
A Vale está considerando listar parte de seu negócio global de metais básicos, disseram duas fontes com conhecimento do assunto, conforme a mineradora busca financiar projetos importantes em meio ao colapso dos preços do minério de ferro.
Vale considera listagem de parte de seu negócio global de me
Foto: br.reuters.com

As fontes, que pediram para não ser identificadas pois não estavam autorizadas a discutir o assunto publicamente, afirmaram que a maior produtora de minério de ferro do mundo deve reter uma participação majoritária na nova entidade se prosseguir com o plano.

A Vale poderá revelar o plano de listar a nova entidade em Toronto e em Londres nesta terça-feira, durante evento para investidores em Nova York, disse uma das fontes.

O evento na Bolsa de Valores de Nova York será transmitido via webcast.

A segunda fonte disse que houve significativa discussão dentro da Vale sobre uma listagem dos ativos de metais básicos, que têm se saído melhor do que o negócio de minério de ferro devido aos preços mais estáveis.

Uma porta-voz da Vale no Brasil não pôde ser imediatamente encontrada para comentar o assunto fora do horário comercial.

O negócio de minério de ferro da Vale respondeu por 62 por cento da receita bruta da empresa no terceiro trimestre. O portfólio global de ativos da Vale também inclui ativos de níquel no Canadá, Indonésia e Nova Caledônia, minas de carvão na Austrália e Moçambique, bem como projetos de cobre no Canadá, Brasil e Zâmbia.

Os preços do minério de ferro caíram pela metade este ano para mínimas em cinco anos, abaixo de 70 dólares a tonelada, à medida que mineradoras de peso como Vale, Rio Tinto e BHP Billiton elevaram a produção em um momento em que a demanda da China, principal cliente do insumo utilizado em produtos siderúrgicos, diminuiu.

O UBS estima que a Vale arca com um custo de 67 dólares para produzir uma tonelada de minério de ferro e enviá-la para a China, o que deixa a empresa em situação apertada conforme busca completar seu projeto brasileiro de minério de ferro de 20 bilhões de dólares conhecido como S11D.

A Vale já afirmou que espera reduzir investimentos em 2015 para abaixo dos 12,5 bilhões de dólares originalmente antecipados. Mas com o S11D sendo vital para a estratégia da Vale de proteger sua participação no mercado de minério de ferro e reduzir os custos de produção, a companhia tem pouco espaço de manobra e está sofrendo pressão em relação ao investimento no negócio, o maior projeto de minério de ferro do mundo.

Outros membros da indústria, que trabalharam de perto com a Vale no passado, mas não estão a par de qualquer anúncio, disseram que a venda de uma participação minoritária faria sentido no ambiente atual e permitiria que a mineradora levantasse recursos.

O analista do JPMorgan Rodolfo Angele disse em nota a clientes na segunda-feira que investidores provavelmente vão buscar no evento realizado nesta terça-feira atualizações sobre os planos de alienação de ativos de carvão da Vale em Moçambique, bem como detalhes sobre outras vendas de ativos e um potencial IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) da divisão de metais básicos.

"Notamos que a falta de detalhes sobre qualquer uma destas medidas deverá decepcionar o mercado, mas uma ação mais definitiva deverá ser vista de forma positiva", disse Angele.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir