Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2014

Casos de Aids crescem no AM
Na capital, houve aumento na faixa et�ria de 15 a 19 anos. Registros entre crian�as manauenses cresceram 58,7% em 2014.
Casos de Aids crescem no AM
Foto: g1.globo.com

Em Manaus, 1.102 casos de HIV/Aids foram registrados entre os meses de janeiro e novembro de 2014. No ano anterior, foram diagnosticados 1.092 novos casos. Entre os dados correspondentes aos 11 primeiros meses de 2014, 16 casos foram registrados em crian�as. O n�mero � 58,7% maior em rela��o a 2013. Os jovens aparecem entre a faixa et�ria com maior incid�ncia. As informa��es s�o da Secretaria Municipal de Sa�de (Semsa). No estado do Amazonas, de acordo com a Secretaria de Estado da S�ude (Susam), mais de nove mil pessoas infectadas com o v�rus HIV recebem tratamento no estado.


Para a Semsa, o aumento de registro de casos n�o significa necessariamente que houve um aumento no �ndice de transmiss�o da doen�a.


"Aumentando a rede de diagn�stico � poss�vel detectar precocemente a doen�a, iniciar o tratamento de forma imediata e quebrar a cadeia de transmiss�o. � importante ressaltar ainda que, at� o ano de 2013, eram registrados apenas os casos de Aids, quando os sintomas da doen�a j� est�o se manifestando. Em 2014, passou-se a registrar os casos de HIV positivo, o que permite um melhor estudo sobre a epidemia, mas tamb�m produz um maior registro no n�mero de casos", informa, por meio de assessoria de imprensa, a enfermeira Adriana Souza, chefe do N�cleo de Controle das DSTs/Aids e Hepatites Virais da Semsa.


O levantamento apontou ainda que houve 132 casos de gestantes com HIV, com redu��o de 46% em rela��o ao mesmo per�odo de 2013 (janeiro a novembro).

Segundo a Semsa, a faixa et�ria com maior n�mero de casos registrados continua sendo a popula��o jovem e economicamente ativa, entre 20 e 34 anos (59,4%), por�m h� registro de aumento na faixa et�ria de 15 a 19 anos. O sexo masculino ainda � o mais acometido (75,2%).


Campanha

As a��es da Campanha de Combate ao HIV/Aids, referente ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1� de dezembro, t�m como um dos focos o combate ao preconceito das pessoas que vivem com o HIV, assim como a discrimina��o contra gays, travestis e transexuais, estigmatizados como os respons�veis pela transmiss�o e infec��o pelo HIV.


"� necess�rio orientar a popula��o de que a Aids � a �doen�a de todos� e que, dependendo do comportamento de risco assumido, qualquer indiv�duo pode ser infectado pelo v�rus. Ao contr�rio do que muitas pessoas pensam, a categoria de maior exposi��o � de pessoas heterossexuais", explica Adriana.


As Unidades de Sa�de da rede municipal est�o realizando atividades de preven��o com palestras, rodas de conversa, distribui��o de insumos de preven��o (preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante) e amplia��o da oferta de teste r�pido para detec��o do HIV.


Escalada do problema

O primeiro caso de Aids no Amazonas foi registrado no ano de 1986. Desde ent�o, 11.072 pessoas foram diagnosticadas com o v�rus HIV no Amazonas. De acordo com a Susam, desse total, 9.290 est�o em tratamento em 12 Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), distribu�das nos munic�pios de Manaus, Tabatinga, Parintins, Tef�, Itacoatiara e Coari.
Em 2014, foram notificados, at� o m�s de outubro, 1.176 novos casos de Aids. Um dado chama aten��o em rela��o ao sexo dos infectados. Em 1999, eram 2,5% vezes mais casos em homens que em mulheres, enquanto que, em 2012, os casos em homens foram de apenas 2% a mais que as mulheres. No Brasil, em 2012, essa diferen�a era de 1,7%. A faixa et�ria de 30 a 39 anos � a mais acometida no estado, seguindo a tend�ncia nacional.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir