Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2014

Acordo de cessar-fogo na linha frente na região de Lugansk
O governo ucraniano e os separatistas pró-russos da região de Lugansk assinaram um cessar-fogo na linha da frente que entrará em vigor na sexta-feira, anunciou a organização de defesa europeia e o dirigente separatista da região.
Acordo de cessar-fogo na linha frente na região de Lugansk
Foto: www.jn.pt

O chefe da república separatista de Lugansk, Igor Plotnitski, confirmou às agências de notícias russas as informações da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) segundo as quais foi acordado "um cessar-fogo total na linha da frente" a partir de 5 de dezembro.


O cessar-fogo foi acordado numa reunião a 29 de novembro entre o general ucraniano Volodymyr Askarov e o general russo Alexandre Lentsov, os representantes da república autoproclamada de Lugansk e a OSCE.


"Acordaram também a retirada das armas pesadas a partir de sábado, 6 de dezembro", revela um comunicado da OSCE.


Questionado pelas agências de notícias russas, o dirigente da república separatista de Lugansk, Igor Plotnitski confirmou o acordo do cessar-fogo.


Já um porta-voz militar ucraniano, Andrii Lyssenko, disse não dispor de qualquer informação sobre o assunto, sublinhando que "os tiros continuam".


Uma reunião entre os dois generais, representantes da OSCE e da república separatista vizinha de Donetsk deverá acontecer esta terça-feira, "para discutir um cessar-fogo nos pontos-chave" da região, indicou à agência de notícias francesa France Presse uma fonte da república separatista.

Fonte: www.jn.pt
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir