Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-12-2014

Cerca de 40% dos pais deixam de vacinar crianças e campanha
Campo Grande, como algumas cidades do Brasil, teve que prorrogar por mais duas semanas a vacinação contra Poliomielite e Sarampo, que não atingiu a meta de no mínimo vacinar 95% de suas crianças, pela Campanha Nacional de Imunização , que ocorreu por 20 d
 Cerca de 40% dos pais deixam de vacinar crianças e campanha
Foto: atarde.uol

Como a Capital registrou até o último dia, apenas 64% das crianças vacinadas contra polio e menos de 60% contra sarampo, entre o público alvo de zero a cinco anos, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) por determinação do Minstério da Saúde, prorrogou a Campanha até o próximo dia 12. Hoje, há um surto de sarampo no nordeste brasileiro, que pode se espalhar para outros Estados do Brasil.


A Campanha oficialmente ocorreu de 08 a 28 de novembro, tendo haviado dois sábados (8 e 22), com dia D da Vacinação, que se amplia os postos de trabalho, a centros comerciais e locais de grande fluxo do município. Contudo, a não mobilização dos pais, mesmo com o transtorno de chuvas neste dias D, foi preocupante, pois nos demais dias úteis o atendimento é feito nas unidades de saúde. "Estamos na corrida contra o tempo, pois precisamos afastar a possibilidade de surto dessas doenças no nosso Estado, garantindo a cobertura de 95% das crianças", apela Cássia Kanaoka, gerente técnica de Imunização da Sesau.


A população alvo para a campanha contra a poliomielite em Campo Grande é de 54.155 crianças de seis meses a cinco anos. Para a campanha contra o sarampo é de 47.385 crianças de um ano a completar cinco. Portanto, a imunização prossegue em 80 unidades de saúde até dia 12 de dezembro e pretende não repetir o que aconteceu no ano passado. Em 2013, a cidade enfrentou dificuldade para alcançar os índices estabelecidos, sendo necessárias duas prorrogações, que a Sesau quer evitar neste ano. "Precisamos estar atentos e os pais ou responsável ainda mais, para não deixar a vacina em segundo plano e até perdê-la. Estamos todos os dias nos postos, mas como tem gente que precisa de um dia especial, vamos abrir por toda a cidade novos locais de atendimento", disse o secretário de Saúde, Jamal Salém.


Preocupação

De acordo com gerente técnica de Imunização, desde 1990 não são registrados casos de poliomielite no Brasil. Já o sarampo é uma doença infecciosa aguda, de transmissão pessoa a pessoa, de elevada contagiosidade e apresenta elevada morbi-mortalidade entre as crianças menores de cinco anos, principalmente as desnutridas e imunodeprimidas.


"A preocupação é que há um surto de sarampo no nordeste brasileiro, com mais de 600 casos confirmados. Os pais precisam se conscientizar sobre a importância da imunização para a saúde da criança e também para deixar a doença longe do nosso Estado", alerta Cássia.


A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde de Campo Grande, das 7h às 11h e das 13 às 17h.

Fonte: atarde.uol
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir