Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-12-2014

Schettino diz que "ele e Deus" mandavam no Concordia
Comandante está participando de interrogatório sobre naufrágio
Schettino diz que
Foto: www.jb.com.br

Conhecido como "capitão covarde" por ter abandonado o navio Costa Concordia antes dos passageiros, o italiano Francesco Schettino disse nesta quarta-feira (3) que era a pessoa mais importante dentro do navio "depois de Deus". Desde ontem, Schettino participa de um interrogatório conduzido pelo procurador Alessandro Leopizzi, de Grosseto, sobre as causas do naufrágio que provocou a morte de 32 pessoas em janeiro de 2012. "Dentro do navio, eu, como comandante, sou o primeiro depois de Deus", disse Schettino, ao ser questionado sobre sua conduta e sobre a demora em emitir o alarme de emergência aos passageiros e à tripulação.

"Se eu tivesse dado os alarmes, sentindo os tremores e vibrações, os passageiros teriam se jogado na água", defendeu-se o ex-comandante. "Fiz isso para tranquilizar as pessoas. Eu temia o pânico", relatou.

Schettino disse que tentou primeiro levar a embarcação para perto da ilha de Giglio, antes de acionar o alarme. "Esperei para anunciar o estado de emergência porque sabia exatamente o tempo que o navio tinha de navegação. Eu conhecia bem o Costa Concordia", disse o ex-comandante, reconhecendo, porém, que o navio estava com os motores comprometidos e sem propulsão.

O Costa Concordia naufragou em 13 de janeiro de 2012, após colidir com rochas da ilha de Giglio. A embarcação tombou e ficou encalhada no local até meados de 2014, quando pôde ser rebocada graças a uma complexa operação náutica.

Schettino pode ser condenado a mais de 20 anos de prisão pelo naufrágio, já que é apontado como o principal responsável.

Em seu interrogatório ontem, o ex-comandante admitiu que tem problemas de visão e faz uso de lentes de contato. Ele também negou que tenha se distraído na condução do navio e que tenha tentado fazer uma manobra brusca na ilha de Giglio apenas para impressionar a bailarina e hostess Domnica Cemortan, apontada como seu affair. (ANSA)

Fonte: www.jb.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir