Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-12-2014

Vítimas decapitadas são veladas em Mogi das Cruzes
Amigos e parentes prestam as últimas homenagens. Segundo polícia, homem de 23 anos confessou seis homicídios.
Vítimas decapitadas são veladas em Mogi das Cruzes
Foto: g1.globo.com

Na manhã desta quinta-feira (4) duas vítimas decapitadas pelo suspeito Jhonatan Lopes de Santana, de 23 anos, são veladas em Mogi das Cruzes. O jovem é suspeito de ter matado seis pessoas e ferido gravemente outras três.

O velório do corpo de Maria Aparecida do Nascimento, de 46 anos, mais conhecida como Déde, está na Igreja de São Benedito no distrito de César de Sousa. O funeral começou na noite de quarta-feira (3). Maria Aparecida foi atacada em um ponto de ônibus do distrito na Avenida Francisco Rodrigues Filho na manhã de quarta-feira. Ela foi decapitada pelo suspeito

Durante o velório, amigos e parentes prestaram as últimas homenagens a Maria Aparecida. O tio de Maria Aparecida, Francisco da Silva de 66 anos relembra que esse é o segundo caso de violência na família.

Um dos irmãos de Dedé morreu depois de um assalto há cerca de 17 anos. "Meu sobrinho me ligou e disse: "mataram a Dedé". Eu nem acreditei. Ela sempre foi uma menina muito boa e não tenho palavras para descrever. Em 17 anos é a segunda perde desse jeito."

A ajudante geral Eliana Alves, de 43 anos, era amiga de Dedé. Ela diz que a vítima gostava muito de cantar. "Convivia 24 horas com ela. Era uma amiga muito próxima. Ela sempre foi muito importante para todos nós. Era alegre e vivia para a Igreja. Liderava o coral e cantava com o coração para Jesus mesmo. Eu estive com ela anteontem, falando sobre as missas de Natal. Perder alguém dói, mas do jeito que foi dói mais ainda."

A cabeleireira Sirlei Teresa de Paula Pereira, de 57 anos, também era amiga da vítima de quem lembra com carinho. "Dedé era a minha Dedezinha. Onde ela ia, ela me chamava para eu ir junto. Cantava em todas as paróquias, cantava até sozinha se fosse preciso. A mãe dela está muito forte, eu estava aqui chorando e ela veio e disse para eu não chorar que a Dedé estava em um lugar melhor. Fiquei sabendo quando estava aqui na igreja e estava dando ostia. Via a mãe da Dedé, rezando abaixada. Falaram para ela que a filha tinha sofrido um acidente e ela veio rezar. Depois fiquei sabendo o que aconteceu e fui até o ponto de ônibus. Eu vi tudo e vi que era a Dedé mesmo", contou chorando, muito emocionada.

Outra vítima Carlos César de Araújo, de 34 anos, está sendo velado no velório municipal de Brás Cubas. Ele morava nas ruas e foi encontrado decapitado na Avenida Francisco Rodrigues Filho, no bairro do Mogilar, na manhã de quarta-feira. Maria do Rosário Coentro, outra vítima, é velada e será enterrada em Itapecirica da Serra.

Quatro pessoas foram decapitadas em Mogi das Cruzes e uma em Poá. O jovem foi preso na quarta-feira (3) e, segundo a polícia, confessou seis homicídios. Em um dos casos não houve decapitação. A vítima foi esfaqueada. De acordo com a polícia, uma prima do suspeito registrou um ataque do jovem ao seu filho de 3 anos. A agressão teria acontecido no sábado (29) e ela afirma que Jhonatan tentou enforcar o menino. De acordo com o delegado seccional Marcos Batalha, ele atacava com golpes de machadinha na cabeça e depois decapitava as vítimas. Em depoimento, segundo a polícia, Jhonatan disse que alvo eram usuários de crack e moradores de rua, mas algumas das pessoas mortas seguiam para o trabalho quando foram atacadas.

A dona de casa Marta Jakobiu conhece a família desde que o suspeito tinha 2 anos. "Quando o pai e a mãe dele se mudaram para o bairro, o Jhonatan era pequeno. Ele é o caçula do casal que tem mais um filho, de 25 anos. Ele sempre foi muito educado. Às vezes ficava na frente de casa, lavando o carro ou sentado na calçada conversando com o irmão. Quando eu chegava, ele sempre cumprimentava. Se fosse um menino problemático, até esperaríamos este tipo de atitude, mas não. O que nos deixa mais chocados é que ele é de uma boa família, muito bem educado", contou.

A vizinha descreve o suspeito como um rapaz muito reservado. "Ele sempre foi de falar muito pouco. Tanto que nós sabíamos pouca coisa da vida dele. Onde trabalhava e tudo mais. Mas ele sempre foi muito educado, fala bom dia, boa tarde e boa noite. Eu nunca tranquei o portão de casa quando chegava à noite. Eu via ele e o irmão na frente de casa e ficava tranquila, sabia que eles estariam olhando se alguém quisesse mexer", garantiu.

Na tarde de quarta, mãe, pai e irmão do suspeito deixaram a casa com medo de represálias. As vizinhas ficaram responsáveis por "cuidar da residência". "Se eu ver qualquer pessoa tentando pichar, invadir ou colocar fogo, vou ligar para a polícia na hora. Os pais não merecem isso".

A filha da Marta chegou a estudar com Jhonatan durante o primário. "Eles brincavam juntos, iam pra escola. O Jhonatan tinha uma cadelinha preta e sempre a deixava em casa para a minha filha brincar. Eu não entendo de onde saiu toda essa violência."

Era do muro do quintal da casa de Patrícia Shulz, que os vizinhos conversavam. "Aqui um ajudava o outro. Quando eu precisava de qualquer coisa, chamava os pais do Jhonatan pelo muro e conversávamos por ali mesmo. Eram vizinhos silenciosos, tranquilos", disse.

Patrícia está cuidando do cachorro do suspeito, uma poodle chamada Maruska. "A mãe dele me pediu para que eu cuidasse, e como eles sempre foram ótimos vizinhos, não neguei ajuda. Não para ela, uma mãe que está sofrendo o que mãe nenhuma no mundo merece sofrer", disse.

De acordo com o delegado Seccional, Marcos Batalha, o suspeito não tinha problemas com a Justiça e conflitos familiares. "Pelo menos pelas pesquisas que nós fizemos ele tem uma única passagem criminal por desacato, um crime sem gravidade. Geralmente as pessoas que praticam crimes tão bárbaros, crimes sequenciais, ou seja, diversas mortes, têm histórico de conflito, e acabam levando para esse lado, da violência. Esse sujeito não tem nada. Nunca passou por dificuldade, não tinha problemas. Nada que justificasse os crimes", detalhou.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir