Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-12-2014

Túnel de 20 metros e com ventilação é descoberto em presídio
A tentativa de fuga foi abortada quando 40 presos tentavam deixar o presídio. Agentes informaram que pelo menos 144 presos participariam da fuga.
Túnel de 20 metros e com ventilação é descoberto em presídio
Foto: g1.globo.com

Agentes Penitenciários descobriram um túnel de 20 metros de comprimento dentro da Penintenciária Irmã Guido, zona rural de Teresina. A tentativa de fuga foi abortada nesta quinta-feira (4) quando 40 presos tentavam deixar o presídio pelo buraco que tinha quatro metros de altura e 1,20 de largura e que começou a ser aberto na cela 11 do pavilhão B e se estendeu até a parte externa. De acordo com o diretor administrativo do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, este é o quarto túnel encontrado na Irmão Guido somente este ano, mas segundo ele, o que chama atenção é a estrutura que contava até com um sistema de ventilação.


"Infelizmente, os presos estão sendo mais audaciosos na hora da fuga. Este túnel é o maior e possui uma estrutura diferente dos outros que já encontramos. A fuga em massa foi descoberta quando os agentes viram um buraco na parte externa e uma pessoa observando se havia algum fiscal no local", contou o Kleiton Holanda.


O diretor revelou que foram pegos em flagrante 40 presos dentro do buraco. Ele estima que se o túnel não fosse descoberto, a penitenciária iria registar a fuga de pelo menos 144 detentos. Sob a facilidade em abrir buracos nos presídios do Piauí, o diretor afirmou isso acontece porque a grande maioria está com a estrutura comprometida.


"Em relação ao buraco, eles conseguem abrir usando ferros que são retirados das paredes e a umidade facilita na hora da escavação. Já os ventiladores foram obtidos depois que a direção da penitenciária autorizou que familiares levassem os aparelhos para amenizar as altas temperaturas", relatou.


Com a descoberta do túnel foi solicitado reforço policial e os agentes levaram os detentos para o pátio para fazer uma contagem. Nenhum preso conseguiu fugir.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir