Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-12-2014

Chuva e ventania causam transtornos no Rio e em Niterói
Centro de Operações da prefeitura orienta moradores de áreas de risco a deixarem suas casas assim que ouvirem a sirene
Chuva e ventania causam transtornos no Rio e em Niterói
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

A chuva da madrugada e da manhã desta sexta-feira (5) provocou transtornos em diversas regiões do Rio e da região metropolitana, com ventania e chuva forte. Os motoristas devem estar atentos e redobrar a atenção para evitar acidentes.

Leia também: Chuvas deixam carros soterrados após desabamento no Rio de Janeiro

Segundo o chefe do Centro de Operações da prefeitura, Pedro Junqueira, está previsto um aumento no índice pluviométrico ao longo do dia. "As pessoas devem estar atentas às condições da cidade. Naturalmente, áreas como o Alto da Boa Vista, a autoestrada Grajaú-Jacarepaguá e outras que têm muitas curvas sinuosas são mais perigosas", disse Junqueira, acrescentando que devido à passagem de uma frente fria próximo à costa do estado, há possibilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte, acompanhada de rajadas de vento moderado a forte, em diversos pontos do município. Esse quadro deve permanecer durante as próximas horas.

De acordo com Junqueira, a orientação para os moradores de áreas de risco é que respeitem o sinal da sirene. Caso ouçam o alerta, devem abandonar as casas imediatamente e se dirigir aos pontos de apoio portando documento de identificação e remédios controlados, no caso de pacientes que necessitam tratamento contínuo. É importante também fechar o gás das residências e atender às orientações da Defesa Civil.

"Às vezes, vemos cenas de crianças brincando em ruas alagadas. As pessoas devem lembrar que essa água é suja e pode provocar doenças. Essa não foi uma chuva que impossibilitou a travessia do pedestre, pois há lugares que não foram alagados", concluiu.

Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), há alertas de cheias e os rios Quitandinha, em Petrópolis, na região serrana, e Engenhoca, em Niterói, subiram além do normal e podem transbordar. O Rio Pavuna, em São João de Meriti, na Baixada Fuminense, está em alerta máximo.

Em Niterói, uma casa na Travessa José Angra, no bairro Engenhoca, ficou parcialmente destruída pela forte correnteza causada pela chuva. A Defesa Civil municipal está no local verificando a extensão do problema. Até o momento, não há informação sobre feridos. O bairro de Icaraí, na região oceânica, foi o mais afetado. Os motoristas que passavam pelas ruas Lopes Trovão, Presidente Backer e Pereira da Silva, além da Avenida Roberto Silveira, encontraram dificuldades para passar e foram obrigados a procurar vias alternativas durante toda a manhã.

Fonte: ultimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Ludyanna Ferreira    |      Imprimir