Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-12-2014

Filipinas contabilizam prejuízo após a passagem do tufão Hag
Fenômeno matou até 21; preparação e menor força evitaram tragédia semelhante à do ano passado, quando 7 mil morreram.
Filipinas contabilizam prejuízo após a passagem do tufão Hag
Foto: ultimosegundo

A tempestade tropical Hagupit, que já deixou ao menos 21 mortos, está se movendo em direção à capital filipina, Manila, mas foi rebaixada da categoria de tufão após cruzar o país e está causando prejuízos menores do que o previsto.


Autoridades disseram ter tirado lições da passagem do supertufão Haiyan no ano passado, e organizaram a maior retirada pacífica de pessoas na história do país. Cerca de um milhão de pessoas haviam sido retiradas de áreas vulneráveis e milhares estão voltando para suas casas.


Além disso, correspondentes dizem que a força do Hagupit não é comparável à do poderoso Haiyan - conhecido como Yolanda nas Filipinas -, que atingiu a região central do país em novembro de 2013, deixando mais de 7 mil mortos ou desaparecidos.


Em Manila, moradores estão se preparando para chuva e vento fortes. As rajadas poderão chegar a 100 km/h nas próximas 24 horas, segundo alerta do governo. Cerca de 11,8 milhões de pessoas vivem na região da capital.


O prefeito de Manila, Joseph Estrada, disse que a cidade está "preparada e treinada". Ele afirmou que a maior preocupação é com a possibilidade de enchentes.


Milhares de pessoas que vivem no litoral e à beira dos rios foram retiradas na segunda-feira, segundo relatos. Os mercados financeiros nas Filipinas fecharam nesta segunda-feira. Escolas e cinco aeroportos também não funcionaram. Cerca de 185 voos foram cancelados e funcionários públicos foram liberados.


Estragos pontuais

Na cidade de Tacloban, a mais atingida pelo Haiyan no ano passado, a tempestade causou estragos pontuais. Casas ficaram destelhadas e ruas foram inundadas com a passagem do Hagupit.


"Não há corpos espalhadas pelas ruas, nem grandes pilhas de lixo", disse a moradora Rhea Estuna à agência de notícias Associated Press por telefone deste Tacloban. "Graças a Deus este tufão não foi tão violento."

Fonte: ultimosegundo
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir