Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-12-2014

Medina pega tubos em Pipeline e foge do assédio antes da eta
Jovem de 20 anos diz que o ambiente no Havaí é mais tranquilo do que em etapas no Brasil e em Portugal. Rival na briga pelo título, Fanning fez treino em campo de escola
Medina pega tubos em Pipeline e foge do assédio antes da eta
Foto: globoesporte.globo.com

Se na etapa portuguesa do Circuito Mundial de Surfe (WCT), em Peniche, Gabriel Medina arrastou multidões e quase não conseguia andar pela areia da praia de Supertubos, lotada por milhares de torcedores, ele tem encontrado um cenário diferente no Havaí. O assédio em Banzai Pipeline tem sido menor, se comparado a Portugal e ao Brasil. O jovem de 20 anos tem optado por se resguardar e tem saído de casa na maioria das vezes para treinar, geralmente, em frente à casa em que está hospedado. Ele tem ficado isolado na companhia do técnico e padrasto, Charles Rodrigues, enquanto o rival Mick Fanning, da Austrália, com quem divide o lar, tem sido visto nos arredores de Pipeline. A última parada do Tour irá definir o campeão mundial de 2014. Medina, Fanning e Kelly Slater estão na briga pelo caneco.
- As pessoas são mais tranquilas no Havaí, não existe o assédio que tem em Portugal e no Brasil. O assédio aumentou entre os brasileiros e é legal você ter as pessoas torcendo, a mídia acompanhando... O surfe não tinha tanto espaço. Estamos tendo essa oportunidade devido aos meus resultados e dos outros brasileiros. Eu quase não conseguia andar na praia em Portugal, era muita gente, mas é um suporte legal, que te motiva, uma energia boa. No Havaí, não tem esse tumulto, as pessoas não ficam muito em cima - disse Medina.
O paulista de São Sebastião tem feito treinamento funcional em casa e surfado nos picos de Pipeline, Backdoor e Off The Wall. Pela manhã, o atleta fez um bom treino, pegou belos tubos e mostrou que está com o surfe afiado para o início da etapa. Na estreia, ele irá enfrentar o australiano Dion Atkinson e outro convidado a ser definido nas triagens, que podem começar nesta terça-feira, dependo das condições do mar. Mick Fanning, por sua vez, realizou um treino físico no campo de uma escola da região, na companhia do também australiano Matt Wilkinson e de outros membros da equipe. Os candidatos ao título não têm concedido entrevistas e estão totalmente blindados para não perderem o foco.
Na primeira divulgação da ASP (Associação de Surfistas Profissionais), Medina enfrentaria na estreia o espanhol Aritz Aranburu, mas, agora, o atleta do País Basco terá pela frente Mick Fanning, que aguarda o outro adversário das triagens. Onze vezes campeão mundial, Kelly Slater já sabe quais serão os seus rivais na primeira rodada: o australiano Adam Melling e o havaiano Dusty Payne, que venceu a primeira joia da Tríplice Coroa, em Haleiwa, e recebeu o convite da organização do evento, entrando no lugar de Taj Burrow, que sofreu uma lesão.
O primeiro dia da janela do Pipe Masters, aberta até o dia 20 de dezembro, foi adiado. Uma nova chamada será realizada nesta terça-feira, às 15h30 (de Brasília), para avaliar as condições.
O QUE MEDINA PRECISA PARA SER CAMPEíO MUNDIAL
- se for eliminado até a terceira fase, precisa que Kelly Slater não vença a etapa e que Mick Fanning não chegue às semifinais. Se Fanning for eliminado nas quartas, decide o título da temporada numa bateria homem a homem com o brasileiro. Se passar das quartas, Fanning será o campeão;
- se for eliminado na quinta fase, Mick Fanning não pode chegar à final;
- se for eliminado nas quartas ou nas semifinais, Mick Fanning não pode vencer a etapa;
- se chegar à final, conquista o tíulo, independentemente da campanha de seus rivais

Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir