Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-12-2014

Procissão reúne fieis de Nossa Senhora da Conceição em Boa V
Devotos percorreram o centro histórico da capital nesta segunda-feira (8). Peregrinação reuniu católicos de todas as idades; arraial encerra celebração.
Procissão reúne fieis de Nossa Senhora da Conceição em Boa V
Foto: g1.globo.com

Os católicos roraimeses celebraram com uma procissão, nesta segunda-feira (8), o Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. O cortejo se iniciou às 17h30 em frente ao prédio da Igreja Matriz e percorreu o Centro histórico de Boa Vista. Conforme o Padre Paulo Mota, cerca de mil pessoas eram esperadas na celebração que encerrou com uma missa e um arraial.
"Os católicos são devotos de Nossa Senhora. Nós acreditamos em Cristo e ele foi trazido ao mundo por ela, chegamos a Jesus por ela, já que ela diz que devemos seguir sempre o exemplo dele", explicou o Padre Paulo.
A peregrinação acontece em Boa Vista há mais de 107 anos. "A procissão é tradicional. A imagem de Nossa Senhora que é exposta aqui na Matriz foi trazida pelos carmelitas em 1725. Durante esses anos sofremos algumas dificuldades, mas há 107 anos acontece essa devoção".
Juventude
Cristiano Carneiro, de 22 anos, é estudante e católico. O jovem é devoto de São José, mas falou que acha importante participar da peregrinação com a família. "Fico feliz por fazer parte da procissão".
Comércio
Alberto Feitosa é pipoqueiro e aproveita para ganhar um dinheiro extra todo o ano durante a procissão. "Aproveito o evento em homenagem à santa para vender pipoca e água", contou o ambulante, acrescentando que já obteve uma benção de Nossa Senhora da Conceição.
"Eu tinha o pé ruim, vivia inchado, não conseguia calçar sapato. Orei para a Nossa Senhora e hoje estou melhor".
Imaculada conceição de Maria
A devoção e invocação de Maria como Virgem da Conceição, isto é, "Virgem sem Pecado Concebida" é muito antiga na igreja. A Imaculada Conceição de Maria é um dogma da Igreja Católica Romana. Definido no século XIX, sua festa litúrgica é celebrada em 8 de dezembro.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir