Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-12-2014

Coalizão enviará 1.500 soldados contra Estado Islâmico
General americano não revelou que países da coalizão contribuirão com as tropas.
Coalizão enviará 1.500 soldados contra Estado Islâmico
Foto: noticias.terra

rios países da coalizão contra o grupo Estado Islâmico vão enviar cerca de 1.500 homens ao Iraque a fim de ajudar Bagdá a lutar contra os jihadistas, anunciou nesta segunda-feira o general americano James Terry.


Os membros da coalizão acertaram o envio de cerca de 1.500 soldados para treinar as forças iraquianas, que se somarão aos assessores militares americanos no Iraque, indicou o alto comando da coalizão no Kuwait.


O general não revelou que países da coalizão contribuirão com as tropas.


Já existem cerca de 1.500 americanos no Iraque fazendo assessoria de segurança para a embaixada dos Estados Unidos e orientando o Exército iraquiano e as forças curdas.


O presidente americano, Barack Obama, aprovou o envio de outros 1.600 militares para treinar e assessorar as forças iraquianas.


O general Terry acrescentou que as forças iraquianas estão melhorando sua atuação, mas destacou que ainda faltam meses para se lançar uma ofensiva em grande escala contra o Estado Islâmico.


O EI, por seu lado, está "na defensiva, tratando de manter os territórios que conquistou, mas ainda conserva a capacidade de lançar alguns ataques de alcance limitado".


Após mais de 1.200 bombardeios no Iraque e na Síria desde o início da campanha aérea contra os jihadistas, as forças do EI "começam a sentir a pressão", acrescentou o general Terry.


Para o militar, as forças iraquianas "ainda têm um longo caminho a percorrer, mas melhoram a cada dia".


Segundo o secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, o apoio da coalizão "permitiu às forças de segurança iraquianas recuperar terreno".

Fonte: noticias.terra
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir