Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-12-2014

Alívio de tensão no leste da Ucrânia está distante
MOSCOU (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o alívio da tensão no leste da Ucrânia ainda está distante, apesar de Kiev ter anunciado que suspendeu as operações de combate contra os rebeldes pró-Rússia.
Alívio de tensão no leste da Ucrânia está distante
Foto: dci.com

Lavrov disse que negociações previstas para acompanhar a trégua unilateral, chamada de "Dia do Silêncio" na Ucrânia, ocorreriam nos "próximos dias", embora não tenha sido marcado um dia certo para as conversas.


"Até o momento, é totalmente óbvio que estamos longe desse objetivo", disse Lavrov em entrevista à agência RIA, ao responder sobre as medidas tomadas nos meses anteriores para reduzir as tensões no leste da Ucrânia, onde rebeldes pró-Rússia começaram um conflito armado em abril.


Kiev e o Ocidente acusam a Rússia de apoiar os rebeldes com armas e tropas, o que Moscou nega.


Tanto as forças do governo como os rebeldes pró-Rússia violaram uma trégua estabelecida em 5 de setembro. As negociações, mediadas pela Organização para Segurança e Cooperação da Europa (OSCE), tinham a intenção de cimentar uma trégua por meio de medidas tais como a remoção de armamentos pesados da linha de frente.


"Nos próximos dias, uma reunião com o grupo de contato está planejada, em que será discutido um plano preparado por especialistas militares em medidas práticas... com o objetivo de um cessar-fogo definitivo", disse Lavrov, segundo a RIA.


As negociações estavam planejadas para Minsk, local das reuniões anteriores, incluindo as conversas que resultaram no cessar-fogo de 5 de setembro, mas a RIA disse que Kiev quer que os diálogos sejam realizados nesta terça, enquanto os rebeldes desejam aguardar até sexta-feira.

Fonte: dci.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir