Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-12-2014

Último refém francês da Al Qaeda foi libertado, diz Hollande
Serge Lazarevic ficou detido no Sahara pela Al Qaeda no Magreb Islâmico durante quase três anos.
Último refém francês da Al Qaeda foi libertado, diz Hollande
Foto: noticias.terra.

O ultimo refém francês no mundo, detido desde 2011 pelo braço da Al Qaeda no norte da África, foi libertado, declarou o presidente da França, François Hollande, nesta terça-feira.

Serge Lazarevic ficou detido no Sahara pela Al Qaeda no Magreb Islâmico durante quase três anos depois de ser sequestrado no norte do Mali.

Hollande disse que Lazarevic está a caminho de Niamey, capital do vizinho Níger, de onde irá retornar a Paris.

"Serge Lazarevic, nosso último refém, está livre", afirmou Hollande aos repórteres durante uma visita oficial em Paris. "A França não tem mais reféns, em parte nenhuma do mundo."

O escritório de Hollande informou em um comunicado que Lazarevic se encontra em "estado de saúde relativamente bom, apesar das condições muito penosas do longo cativeiro".

Tanto autoridades no Níger quanto do Mali se envolveram em seu resgate, afirmou o escritório do presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, em uma declaração.

No mês passado, Lazarevic foi visto em um vídeo publicado pela Al Qaeda no Magreb Islâmico implorando que Hollande "fizesse de tudo" para libertá-lo. Ele disse sofrer de pressão alta e sentir dores nos rins.

Outro francês sequestrado com ele, Philippe Verdon, foi morto por seus sequestradores no norte do Mali no ano passado.


publicidade

A França lançou uma intervenção contra militantes ligados à Al Qaeda no Mali, sua ex-colônia, em janeiro de 2013, uma ação militar que desencadeou ameaças de retaliação de insurgentes contra alvos franceses.

Fonte: noticias.terra
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir