Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2014

Ministro palestino morre depois de ser atingido por soldados
Caso aconteceu durante protesto na Cisjord�nia ocupada. Ziad Abu Ein n�o tinha pasta definida.
Ministro palestino morre depois de ser atingido por soldados
Foto: g1.globo.com

Um ministro palestino morreu pouco depois de ser empurrado e atingido por soldados israelenses durante um protesto nesta quarta-feira na Cisjord�nia ocupada, disseram um m�dico e um fot�grafo da Reuters que testemunhou a cena.


Ziad Abu Ein, ministro sem pasta definida, foi levado �s pressas do local por uma ambul�ncia, no vilarejo de Turmusiya, mas morreu rumo � cidade palestina vizinha de Ramallah.


O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse em comunicado que a morte de Abu Ein era "um ato b�rbaro, sobre o qual n�o se pode calar ou aceitar". Abbas afirmou que tomaria as "medidas necess�rias" ap�s uma investiga��o ser conduzida e anunciou tr�s dias de luto oficial.


O Ex�rcito israelense est� examinando o incidente, disse uma porta-voz, sem dar maiores detalhes.


Cerca de 100 ativistas palestinos e estrangeiros do Comit� pela Resist�ncia aos Assentamentos e ao Muro, uma organiza��o de protesto mantida pelo governo e administrada por Abu Ein, dirigiam-se aos arredores de um assentamento israelense para plantar �rvores e protestar quando foram parados em um posto de controle improvisado, disseram testemunhas.


Um grupo de cerca de 15 soldados israelenses atirou g�s lacrimog�neo contra os manifestantes e come�ou a confront�-los fisicamente.
Abu Ein foi atingido com um golpe no pesco�o durante uma troca de agress�es com dois soldados, e foi retirado �s pressas do local em uma ambul�ncia pouco depois, disse um fot�grafo da Reuters.


As tens�es bilaterais t�m se intensificado nas �ltimas semanas em decorr�ncia da morte de 10 israelenses e um visitante estrangeiro durante ataques feitos por palestinos.
Mais de uma dezena de palestinos morreram durante o mesmo per�odo, incluindo a maioria dos acusados de conduzir os atentados.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir