Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-12-2014

Ainda há hipótese de limitar aquecimento global seguro
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse hoje que ainda há uma hipótese de limitar o aquecimento global a um nível seguro, mas que o tempo se está a esgotar.
Ainda há hipótese de limitar aquecimento global seguro
Foto: diariodigital

"Ainda há uma hipótese de ficar dentro do limite máximo internacionalmente acordado de menos de 2 graus centígrados, mas a janela de oportunidade está a diminuir rapidamente", disse Ban Ki-moon na abertura das negociações climáticas a nível ministerial, em Lima, considerando que "todos os países (devem) fazer parte da solução".
O responsável das Nações Unidas disse trazer "uma mensagem de esperança e de urgência".

Em relação ao primeiro aspeto, evocou o recente acordo entre os Estados Unidos e a China sobre emissões de gás com efeito de estufa, os compromissos da União Europeia até 2030 e o plano anunciado há alguns dias pela Alemanha para abandonar o carvão, a energia mais poluente.
No entanto, assinalou: "Estou muito preocupado pelo facto da nossa ação coletiva poder não estar à altura das nossas responsabilidades".


"Aqui em Lima, devemos chegar a (...) um projeto de texto bem estruturado e coerente para se conseguir um acordo em 2015", disse o secretário-geral da ONU, que deve organizar no final de setembro em Nova Iorque uma cimeira de chefes de Estado dedicada ao clima.
Ban Ki-moon apelou a uma ajuda aos países em via de desenvolvimento para que criem planos de adaptação nacionais.


"É uma corrida para construir sociedades mais resilientes face ao clima e mais prósperas", considerou.

Fonte: diariodigital
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir