Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

Suicida mata seis soldados afegãos em ônibus de Cabul

Suicida mata seis soldados afegãos em ônibus de Cabul
Foto: dci.com.br

Um agressor suicida detonou explosivos em um ônibus que levava militares do Afeganistão, matando seis soldados e ferindo 11, nesta quinta-feira, nos arredores de Cabul, informou o Ministério da Defesa.

O ataque encerrou quase duas semanas de trégua na capital.

Separadamente, cinco crianças afegãs também teriam morrido em um ataque aéreo de forças estrangeiras no país, segundo autoridades, mas a coalizão internacional disse que os mortos eram insurgentes.

O ataque ao ônibus acontece após uma onde de ataques a hospedarias, funcionários do governo e veículos de trabalhadores humanitários estrangeiros na capital fortemente protegida, no mês passado.

Militantes do Taliban aumentaram os ataques nos últimos meses no Afeganistão, enquanto a maioria das tropas estrangeiras se prepara para deixar o país após 13 anos de guerra.

Dawlat Waziri, vice-porta-voz do Ministério da Defesa, disse que um suicida a pé atacou o ônibus na área de Tarakhil, a leste de Cabul, pela manhã, quando militares estavam a caminho do trabalho.

"Infelizmente, nós perdemos seis soldados e outros 11 ficaram feridos no ataque suicida", disse Waziri.

O Taliban, que foi derrubado do poder em 2001, assumiu a autoria do ataque e disse que 12 militares morreram e 13 ficaram feridos. Insurgentes do Taliban normalmente aumentam o número de vítimas de suas ações.

Na província norte de Parwan, cinco estudantes afegãos foram mortos em um ataque aéreo das forças estrangeiras, segundo o chefe local de polícia, Mohammad Zaman Mamozai.

A força internacional confirmou o ataque na área, mas disse que cinco insurgentes foram mortos.

Fonte: dci.com.br
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir