Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

Simon despede-se do Senado e é aplaudido de pé
O senador Pedro Simon (PMDB-RS) fez um emocionado discurso de despedida do Senado.
Simon despede-se do Senado e é aplaudido de pé
Foto: www.revistavoto.com.br

Aos 84 anos, ele está encerrando o quarto mandato. "As minhas palavras deixam agora o alento dos discursos para semear ideias com a juventude que clama por mudanças. Minhas sementes de ética na política do Brasil de hoje e de amanhã", afirmou. Simon disse que também aproveitará o tempo para conversar com os amigos, ler, ouvir música e se dedicar mais à família. O discurso nesta quarta (10) foi acompanhado das galerias por estudantes do colégio Mackenzie de Brasília, pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, e pela esposa, filhos, noras e a neta do parlamentar.

Com mais de 60 anos na vida pública, Simon, que também já foi governador e deputado estadual do Rio Grande do Sul, destacou o trabalho que realizou para representar no Senado o povo gaúcho e todos os brasileiros. Ele também recitou poema de Manoel de Barros, agradeceu a Deus e fez uma adaptação da oração de são Francisco – de quem é devoto - para resumir sua trajetória política. "Onde vi repressão, lutei para levar liberdade; onde vi tirania, lutei para levar democracia; onde vi corrupção, lutei para levar ética; onde vi impunidade, lutei para levar justiça."
História

Dos momentos memoráveis desde o movimento estudantil e como político eleito, o senador ressaltou sua participação em momentos históricos, como a campanha Diretas Já, a Assembleia Nacional Constituinte e da eleição do presidente Tancredo Neves e recordou também os nomes de vários parlamentares falecidos que ajudaram a dignificar o Poder Legislativo. Entre eles, citou Ulisses Guimarães, Mário Covas, Darcy Ribeiro e Alberto Pasqualini, de quem foi aluno e se considera seguidor e discípulo.

O senador ainda fez críticas ao governo, à equipe econômica de transição da presidente Dilma Rousseff e citou os casos de corrupção como o mensalão e os escândalos da Petrobras. "Um governo que não soube como terminar nem sabe como começar e vive seu pior momento, uma hora dramática. Deveriam reunir todos os partidos para deliberar sobre o que fazer para conduzir o Brasil. Fazer como fez o Itamar, depois do impeachment do Collor", sugeriu.

Apesar de já haver anunciado que não disputaria novo mandato eletivo, Simon aceitou convite do partido para concorrer este ano, mas foi derrotado. No lugar dele assumirá o senador eleito Lasier Martins (PDT-RS).

Ao encerrar o discurso, Simon foi aplaudido de pé e recebeu de presente uma miniatura em madeira do Congresso Nacional, o microfone e a placa que ficavam em frente a sua cadeira no Plenário. De pé na tribuna, por cerca de cinco horas, ele foi aparteado por 36 senadores e respondeu um a um.

Os companheiros de partido destacaram a importância da figura política combativa e coerente. Para o líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), o Senado se despede de um dos homens públicos mais importantes e mais respeitados do país.

Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que Simon é exemplo de altivez, honradez e seriedade. Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) recordou a amizade de mais de 40 anos e a fundação do partido. Waldemir Moka (PMDB-MS) e Luiz Henrique (PMDB-SC) lamentaram a perda para o Senado.

Valdir Raupp (RO), Eduardo Braga (AM), Roberto Requião (PR) e Ricardo Ferraço (ES) exaltaram o exemplo do político na luta pela redemocratização do país. "Continue nessa resistência, o senhor é um ícone não só para o nosso partido, mas para a ética e a moral brasileira", disse Casildo Maldaner (PMDB-SC).

Simon foi citado como influência positiva para várias gerações de políticos. Ataídes Oliveira (PROS–TO) elogiou o legado do parlamentar gaúcho, que também foi considerado como inspiração e referencia de ética na política pela maioria dos colegas, entre eles Eduardo Amorim (PSC-SE), Vanessa Grazziotin (PCdo B-AM) , Paulo Bauer (PSDB-SC) e Ruben Figueiró (PSDB –MS).

O líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP) e Alvaro Dias (PSDB-PR) também destacaram a simplicidade e o protagonismo de Simon na história política do país.

O senador ainda recebeu o carinho e as homenagens de Paulo Paim (PT-RS ), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Magno Malta (PR-ES), João Capiberibe (PSB –AP), Cyro Miranda (PSDB- GO), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Marcelo Crivella (PRB-RJ), Antonio Aureliano ( PSDB-MG), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Lídice da Mata (PSB -BA).

José Agripino (DEM-RN) afirmou que Simon, pela honradez e coragem, é merecedor do reconhecimento dos colegas e de todo o povo brasileiro."O senhor tem o direito de andar nas ruas do Brasil de cabeça erguida, só sendo cumprimentado pelas pessoas. Duvido que alguém lhe dirija alguma palavra de censura, porque o senhor é daqueles políticos que já não se fazem mais."

Fonte: Agência Senado

Fonte: www.revistavoto.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir