Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 11-12-2014

Sonda Rosetta revela que água da Terra pode ter origem nos a
A sonda Rosetta detetou água no cometa que alcançou em agosto, com composição bastante diferente da encontrada na Terra, fortalecendo a hipótese de os oceanos terrestres terem origem nos asteróides, informou a agência espacial europeia ESA.
Sonda Rosetta revela que água da Terra pode ter origem nos a
Foto: .jn.pt

Um estudo publicado na revista "Science", e citado pela ESA, revela que, no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, o rácio deutério/hidrogénio medido é três vezes maior do que o dos oceanos terrestres e igualmente superior ao do cometa 103P/Hartley 2, também da família dos cometas de Júpiter, onde a composição da água "bate certo" com a da Terra.

Nos meteoritos, com origem na Cintura de Asteróides, a "assinatura" da água encaixa com a da Terra, adianta a ESA, numa nota a propósito do estudo.

Pela comparação entre o rácio de hidrogénio e deutério - uma forma mais pesada de hidrogénio, com um neutrão adicional - na água dos oceanos terrestres e o rácio medido em corpos celestes, os astrónomos podem tentar identificar a origem da água do "planeta azul".

Apesar de os asteróides (corpos rochosos) terem, globalmente, muito menos teor de água, comparativamente aos cometas, o seu impacto na Terra, quando colidem com o planeta, é muito maior, o que pode ter dado origem aos oceanos do "planeta azul", assinala a agência espacial europeia.

"A nossa descoberta exclui a ideia de que apenas os cometas da família de Júpiter contêm água semelhante à dos oceanos da Terra, e acrescenta peso aos modelos que atribuem maior ênfase aos asteróides", enquanto principais meios de transporte da água para a Terra, sustentou Kathrin Altwegg, que lidera a investigação, conduzida a partir dos dados recolhidos pelo espetrómetro ROSINA (Rosetta Orbiter Spectrometer for Ion and Neutral Analysis).

De acordo com a ESA, foram feitas, anteriormente, medições de rácios deutério/hidrogénio em 11 cometas. Somente no cometa 103P/Hartley2 foi encontrada composição de água semelhante à da Terra, na sequência de observações efetuadas com o telescópio de infravermelhos Herschel, em 2011.

Fonte: jn.pt
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir