Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

Atentados contra soldados e instituto francês deixam 7 morto
Dois atentados suicidas, um deles contra o instituto de ensino secundário Istiqlal de Cabul, que também possui um centro cultural francês, fizeram ao menos sete mortos e mais de 30 feridos na capital afegã.
Atentados contra soldados e instituto francês deixam 7 morto
Foto: br.noticias

Um homem-bomba detonou a sua carga explosiva no final da tarde perto de um grupo que assistia a uma peça de teatro no centro cultural, instalado em uma das escolas mais conhecidas e reputadas do país.


Este símbolo da cooperação cultural franco-afegã, localizado no centro da capital e muito próximo do palácio presidencial, havia sido recentemente reconstruído pela França.
O ataque, que segue o modus operandi dos rebeldes talibã, ainda não foi reivindicado.


O suicida, um adolescente de 15 a 17 anos, entrou no recinto com os explosivos escondidos sob suas roupas, segundo a polícia.


A explosão encheu o auditório do centro cultural de fumaça e provocou a evacuação do local. A área, coberta de escombros, foi rapidamente interditada pelas forças de ordem.
Financiado por Paris, o liceu Esteqlal já ensinou francês a várias gerações de afegãos, entre os mais conhecidos o herói da resistência contra os soviéticos, Ahmad Shah Massud.


Inaugurado em 1970, o centro cultural tinha fechado entre 1983 e 2002 por causa dos vários conflitos que abalaram o país, antes de reabrir em 2003, após a queda do regime talibã, permitindo França para reviver suas atividades culturais no país.


O edifício foi recentemente renovado pela França, que tinha aberto sua biblioteca e seu novo auditório em 2010. A França também já havia renovado franco-afegão Esteqlal escolas de ensino médio (meninos) e Malalai (meninas).


Inaugurado em 1970, o centro cultural havia sido fechado entre 1983 e 2002 por causa dos vários conflitos que abalaram o país, antes de reabrir em 2003, após a queda do regime talibã, permitindo a França reviver suas atividades culturais no país.
O edifício passou recentemente por obras financiadas pela França, que tinha inaugurado a sua biblioteca e seu novo auditório em 2010.


2015, ano de incertezas

O ataque foi realizado no centro da capital horas depois de um atentado talibã contra um ônibus militar no qual morreram seis soldados, informaram as autoridades.
Um homem-bomba detonou a carga explosiva ao lado de um ônibus que transportava soldados em Tangi Tarakhil, na região de Cabul.

Fonte: br.noticias
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir