Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-12-2014

Kerry visitará Colômbia para expressar apoio a processo
Bogotá, 11 dez (EFE).- O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, fará uma breve visita à Colômbia nesta sexta-feira, a segunda desde que assumiu o cargo, para expressar ao presidente Juan Manuel Santos o apoio do governo americano nas negocia
Kerry visitará Colômbia para expressar apoio a processo
Foto: br.noticias

Kerry participa nesta quinta-feira da XX Conferência da ONU sobre a Mudança Climática (COP20), em Lima, no Peru, e terá a Colômbia como próximo compromisso da agenda.
"O secretário Kerry se reunirá com o presidente Santos para enfatizar o respaldo dos Estados Unidos ao governo da Colômbia em seus esforços para conseguir uma paz duradoura, que proporcionará uma maior segurança e prosperidade para seus cidadãos", expressou a embaixada americana em Bogotá em comunicado.


A reunião com Santos é, por enquanto, a única atividade prevista para o chefe da diplomacia americana e espera-se que depois do encontro ambos concedam entre uma entrevista.


Esta é a segunda visita de Kerry à Colômbia nos quase dois anos que está à frente do Departamento de Estado. A primeira foi em 13 de agosto de 2013, quando manifestou o apoio dos EUA às negociações de paz entre o governo colombiano e as Farc, que ocorrem em Cuba desde novembro de 2012.


Historicamente, os EUA foram o principal aliado da Colômbia na luta contra as guerrilhas e cartéis de drogas e quer continuar sendo também no pós-conflito com as Farc.
Essa intenção foi manifestada nas distintas visitas de funcionários de alto cargo do governo americano à Colômbia nos últimos meses, um sinal das excelentes relações entre Washington e Bogotá.


Além das visitas de Kerry, o vice-presidente americano, Joe Biden, esteve recentemente na Colômbia em duas ocasiões, em 27 de maio de 2013 e em 17 de junho deste ano, nas quais também ressaltou a melhora da segurança no país sul-americano e o apoio ao processo de paz.


Em 19 de outubro foi a vez do secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, visitar Colômbia. O representante americano falou com Santos e com o ministro da Defesa, Juan Carlos Pinzón, sobre a maneira como seu país pode continuar apoiando a Colômbia em tempos de paz.


Juan Manuel Santos fez uma visita a Washington no início de dezembro de 2013, quando o presidente americano, Barack Obama, o respaldou nos esforços pela paz. EFE

Fonte: br.noticias
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir