Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-12-2014

Relatório da oposição pede punição a políticos e empresários
O relatório paralelo que a oposição prepara para apresentar na CPI do Congresso que investiga irregularidades na Petrobras vai pedir o indiciamento de delatores do esquema, de políticos e empresários envolvidos com os desvios de recursos da estatal.
Relatório da oposição pede punição a políticos e empresários
Foto: www.opovo.com.br

O texto, que está sendo costurado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), não deve recomendar punição à presidente Dilma, ao ex-presidente Lula e nem ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, por "falta de elementos", segundo o tucano. A situação do tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, ainda não foi definida.


A oposição vai defender o indiciamento dos delatores do esquema: Paulo Roberto Costa, ex-diretor da estatal, e de Alberto Yousseff, doleiro. Também figuram na lista o deputado Luiz Argôlo (SD-BA) e o ex-deputado André Vargas (ex-PT-PR), que são ligados ao doleiro. Serão incluídos na lista empresários que já tenham acertado delação premiada, como Júlio Camargo e Augusto Ribeiro de Mendonça Neto, executivos da Toyo-Setal.


A oposição se movimenta para tentar derrubar o relatório final da CPI, apresentado ontem pelo deputado Marco Maia (PT-RS), que terceiriza para outras autoridades o pedido de punições aos suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção.


No documento, o relator cita 53 nomes que surgiram durante a Operação Lava Jato, mas não pede o indiciamento de nenhum deles. "O simples fato do relator não ter pedido o indiciamento de quem quer que seja, inclusive daqueles que comprovadamente estão envolvidos, demonstra a fragilidade do relatório", afirmou Sampaio. "O relatório deixou a desejar, pegou leve demais numa investigação séria com consequências graves, então estamos apresentando relatório paralelo", completou.


Em relação ao tesoureiro do PT, o tucano disse que ainda está estudando o caso individualmente, mas ressaltou que o petista foi citado pelos delatores. O relatório paralelo será entregue na quarta-feira, 17, mas a base governista tem maioria para rejeitar a proposta. A expectativa é de que o texto de Maia seja aprovado. (Folhapress)

Fonte: www.opovo.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir