Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-12-2014

"Chocava", diz polícia sobre violência de 2 quadrilhas
Polícia realizou operação na manhã desta sexta em cinco cidades. Suspeitos utilizam crianças e adolescentes para tráfico de drogas.

Foto: g1.globo.com

A ação de duas quadrilhas que disputavam pontos de tráfico em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, chocava moradores. Segundo o delegado Alencar Carraro, responsável pela operação que resultou em 62 pessoas presas na manhã desta sexta-feira (12), as pessoas conviviam com constantes tiroteios e tentativas de homicídio.


Nos últimos meses, a violência expulsou do local muitas famílias que estavam assustadas, como mostra a reportagem do Jornal do Almoço, da RBS TV (veja o vídeo). Do número total de detidos, 17 já estavam em penitenciárias do estado.

"Ocorreu praticamente uma dezena de tentativas de homicídio. Uma meia dúzia de homicídio consumados. Crimes muito graves, inclusive próximos à delegacia de polícia. Crimes muito graves que chocaram a comunidade", explica o delegado Alencar Carraro.

Foram 450 policiais mobilizados por cinco cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. A operação desarticulou duas quadrilhas que disputavam o domínio da venda de drogas nos bairros Progresso e Delta, no município.

A atuação dos grupos foi investigada ao longo de oito meses. Nos pontos de tráfico, crianças eram usadas pelos traficantes para a venda de entorpecentes. Os presos também são envolvidos em casos de extorsão, tortura e homicídios.

Imagens foram feitas pela polícia durante as investigações mostram um rapaz de bicicleta. É um adolescente que para em uma casa e sai com uma embalagem. Segundo a polícia, era a droga encomendada por um usuário. Em outro caso, uma criança dá uma pedaço de sacola para um homem enrolar a droga.

"Eles procuram utilizar essa mão de obra para disfarçar esse tráfico de drogas. O
Estatuto da Criança e do Adolescente não prevê punição alguma em relação à criança e ao adolescente. As medidas são brandas e insuficientes", comenta o delegado.

Os bandidos também ostentavam na internet. Fotos publicadas em uma rede social mostram armas e dinheiro roubados. Em uma postagem, um jovem escreve que o "lema é ‘meter’ bala". Durante a operação, foram apreendidos seis revólveres, munição e drogas.

As negociações para o comércio de drogas também eram feitas por telefone. Uma gravação autorizada pela Justiça flagra um traficante e um usuário. Eles se comunicam por gírias para se referir à quantidade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir