Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2014

Pizzaria Vero Verde será indiciada pela Aeronáutica
A Pizzaria Vero Verde, localizada em Santo André, inovou ao realizar entrega de pizza por meio de drone (pequeno avião não tripulado e movido por controle remoto) na cobertura de prédio no mesmo bairro do estabelecimento, o Jardim.
Pizzaria Vero Verde será indiciada pela Aeronáutica
Foto: www.dgabc.com.br

A artimanha, que rendeu inúmeros cliques no vídeo postado na internet com a filmagem da entrega, no entanto, não agradou à Aeronáutica, que vai enviar denúncia ao Ministério Público Federal, "para aplicação de penalidades previstas no Código Penal".

"Nenhuma aeronave remotamente pilotada, seja ela de aplicação civil ou militar, poderá decolar sem a autorização do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), que é o órgão competente para legislar sobre o uso do espaço aéreo. Entretanto, para as aeronaves não certificadas é aplicado o Cave (Certificado de Autorização de Voo Experimental), cuja análise, aprovação e emissão cabe à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil)", afirmou a FAB (Força Aérea Brasileira).

Procurada, a Anac informou que teve ciência do caso, que foi encaminhado à área responsável para apuração, por isso, naquele momento, não tinha condições de dizer se a operação tinha sido feita legalmente.

Para a utilização de um drone, a agência ressalta que, no entanto, o responsável deve solicitar o Cave do equipamento à Anac, além de realizar operações dentro dos limites de uma aeronave experimental. "Para que seja feito uso comercial e em áreas povoadas, o usuário deve aguardar a regulamentação que deve entrar em audiência pública em breve. É importante ressaltar que a regulamentação sobre o uso de drones está sendo estudada no mundo inteiro, para que os normativos sejam preparados para atender a demanda atual, visando a segurança das operações. A Anac está em processo de desenvolvimento da proposta de regulamentação de operações não experimentais de sistemas de aeronaves remotamente pilotadas civis em áreas segregadas", disse,

A proposta deverá ser submetida ao processo de audiência pública durante o primeiro semestre de 2015. Até então, a Anac informa que avaliará caso a caso os requerimentos para esse tipo de operação.

Procurado para comentar o assunto, o sócio-proprietário da casa Ernesto Junior não foi localizado.

EXPERIÊNCIA

O drone utilizado no teste foi da marca DJI, modelo F550, de aproximadamente 500 gramas e com capacidade para percorrer raio de 1,5 quilômetro de distância a 40 km/h. Esta foi a primeira vez que uma pizzaria fez esse tipo de experiência no Brasil. No Exterior, já existem relatos de entrega de pizza e até cerveja por meio de aviões pequenos não triplulados no Reino Unido.

Assista à experiência em que a pequena aeronave entregou uma pizza de pepperoni em cinco minutos, enquanto se fosse entregue por um motoqueiro, levaria o dobro do tempo, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=6cqR8fUwXH0.

Fonte: www.dgabc.com.br
 
Por:  Desirée Duque    |      Imprimir