Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-12-2014

Volume de cheques devolvidos recua em novembro
Cheque sem fundo: o pagamento da primeira parcela do 13� sal�rio � apontado pelos economistas da Serasa como fator que contribuiu para a diminui��o.
Volume de cheques devolvidos recua em novembro
Foto: exame.abril

S�o Paulo - O porcentual de cheques devolvidos sobre o total em circula��o caiu em novembro segundo duas empresas que fazem esse tipo de levantamento mensalmente.

De acordo com a Serasa Experian, a propor��o de cheques sem fundos caiu de 1,97% para 1,93% na passagem de outubro para novembro, enquanto para a Boa Vista SCPC (Servi�o Central de Prote��o ao Cr�dito), o porcentual variou de 1,93% para 1,90% no mesmo per�odo.

O pagamento da primeira parcela do 13� sal�rio � apontado pelos economistas da Serasa como fator que contribuiu para a diminui��o da propor��o de cheques sem fundos no m�s passado.

Eles tamb�m destacam que, apesar do recuo pontual, o cen�rio macroecon�mico com juros elevados, atividade estagnada e desaquecimento do mercado de trabalho, contribui para manter a inadimpl�ncia com cheques maior em 2014 do que em 2013.

No acumulado dos onze primeiros meses deste ano, a taxa est� em 2,05%. No mesmo per�odo de 2013, o porcentual de cheques devolvidos foi de 2,01%.

Na abertura do indicador por regi�es, a Norte registrou a maior inadimpl�ncia, com 4,55% de cheques devolvidos, ao passo que a regi�o Sudeste foi a que apresentou menor taxa, de 1,48%.

Entre os Estados, Roraima lidera mais uma vez o ranking estadual dos cheques sem fundos nos primeiros onze meses de 2014, com 11,21% de devolu��es. Por outro lado, S�o Paulo foi o Estado com o menor porcentual, de 1,26%.

Boa Vista SCPC

J� segundo a Boa Vista SCPC, o porcentual de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundos atingiu 1,90% do total movimentado em novembro, recuando ante o porcentual de 1,93% verificado em outubro e de 1,97% em novembro do ano passado.

No acumulado do ano, esse porcentual est� em 2,00%, de 1,98% no mesmo intervalo de 2013. De janeiro a novembro, o total de cheques movimentados (689,177 milh�es) caiu 10,0%, enquanto o n�mero absoluto de cheques devolvidos (14,059 milh�es) recuou 9,0%.

Na divis�o por tipo de emissor, a devolu��o foi 11,3% menor para as pessoas f�sicas e 2,8% inferior para as pessoas jur�dicas, entre janeiro e novembro de 2014 ante igual per�odo de 2013.

Metodologias

O Indicador Serasa Experian consiste no levantamento mensal sobre a quantidade de cheques devolvidos por insufici�ncia de fundos em rela��o ao total de cheques compensados. Somente � considerada a segunda devolu��o.

Os dados da Boa Vista consideram a propor��o de cheques devolvidos (segunda devolu��o por insufici�ncia de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que � o total de cheques compensados mais os devolvidos.

Fonte: exame.abril
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir