Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-12-2014

Doleiro mirava 17 obras no Rio Grande do Sul
Planilha de Alberto Youssef listava projetos de R$ 3,5 bilh�es. Suspeita da PF � de que ele cobraria propina sobre contratos.
Doleiro mirava 17 obras no Rio Grande do Sul
Foto: zh.clicrbs.com

A maior preocupa��o dos policiais federais que atuam na Opera��o Lava-Jato j� n�o se resume ao suborno pago a diretores da Petrobras para irrigar contas de partidos da base governamental.

Isso j� est� mapeado. O alvo, agora, � uma planilha apreendida em S�o Paulo, no escrit�rio do doleiro Alberto Youssef � o maior operador de propinas oriundas da estatal do petr�leo e convencido pelos federais a virar delator.

O documento elenca 747 projetos que figuram entre as maiores obras em andamento ou finalizadas no pa�s. V�o de hidrel�tricas a dutos em est�dios e aeroportos, passando por hidrovias e obras de irriga��o, al�m de extra��o petrol�fera.

Zero Hora teve acesso � planilha de Youssef, apreendida em 17 de mar�o, mas s� agora analisada em detalhes pela Pol�cia Federal (PF). No Rio Grande do Sul, a tabela lista 17 contratos firmados entre 2008 e 2012. Desses, 10 se referem � Refinaria Alberto

Pasqualini (Refap), da Petrobras, em Canoas. Cinco s�o para constru��o de componentes para plataformas petrol�feras, em Charqueadas. E os �ltimos dois s�o de �reas muito diferentes: uma obra de saneamento em Porto Alegre e um projeto privado, servi�o de engenharia em ind�stria de celulose em Gua�ba (cancelado antes de come�ar). Somadas, as anota��es do doleiro referentes a esses projetos, no lado direito da planilha, totalizam quase R$ 76,7 milh�es.

Fonte: zh.clicrbs.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir