Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-12-2014

IGP-M desacelera alta a 0,65% na 2ª prévia de dezembro
Preços no atacado subiram menos e compensaram avanço dos valores cobrados no varejo.
IGP-M desacelera alta a 0,65% na 2ª prévia de dezembro
Foto: dci.com

SíO PAULO - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) avançou 0,65 por cento na segunda prévia de dezembro, após alta de 0,72 por cento no mesmo período de novembro, com a desaceleração da alta dos preços no atacado compensando o avanço no varejo.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta quarta-feira que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) --que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral-- desacelerou a alta a 0,71 por cento em dezembro, ante 0,93 por cento na segunda prévia de novembro.

O destaque ficou para as Matérias-Primas Brutas, com alta de 0,17 por cento na segunda prévia de dezembro após avanço de 1,56 por cento no mesmo período do ano anterior, com desaceleração do avanço da soja em grão para 1,21 por cento, contra 5,09 por cento.

Já o Índice de Preços ao Consumidor, com peso de 30 por cento no IGP-M, subiu 0,66 por cento na segunda prévia deste mês, contra alta de 0,43 por cento no mesmo período do mês anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), por sua vez, subiu 0,28 por cento na segunda prévia de dezembro, contra avanço de 0,14 por cento no mês anterior.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

Fonte: dci.com
 
Por:  Ingrid Leitte    |      Imprimir